segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

«Resultado das eleições é um "grande cartão amarelo" ao Governo»

A politóloga Marina Costa Lobo considerou hoje que o resultado das eleições presidenciais evidencia um "grande cartão amarelo" ao Governo de José Sócrates, estimando que as relações entre Belém e São Bento não serão melhores no futuro.

"O descalabro da votação em Manuel Alegre, que ele assumiu como uma derrota pessoal, mas que não pode ser assumido como uma derrota pessoal exclusivamente, é claramente um grande cartão amarelo ao Governo",
afirmou Marina Costa Lobo, em declarações à agência Lusa.

Cavaco Silva é o candidato mais votado nas eleições presidenciais de hoje, com 52.94 por cento dos votos, quando estão apurados os resultados provisórios em todas as freguesias onde se realizou o sufrágio, seguido de Manuel Alegre (19.75%), Fernando Nobre (14.10%), Francisco Lopes (7.14%), José Manuel Coelho (4.50%) e Defensor Moura (1.57%).

Sublinhando que o Executivo e o PS saem "fragilizados" com esta "derrota", a investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa lembrou que Cavaco Silva assumiu um posicionamento "bastante conflituoso" em relação ao Governo no final do seu mandato e durante a campanha eleitoral.

"Portanto, não se espere que a relação entre os dois possa sofrer melhorias", afirmou.

Quanto ao resultado de Manuel Alegre, Marina Costa Lobo considerou-o "muito fraco", tendo em conta o resultado do PS em 2009, mas também pelo facto de o candidato contar nestas eleições com o apoio dos socialistas, mas também do Bloco de Esquerda.

Nesse sentido, a politóloga admitiu que a trajetória de Manuel Alegre, em 2006 e 2011, tenha sido "mal compreendida" por algum eleitorado, tendo em conta os "desentendimentos sucessivos" entre PS e Bloco de Esquerda.

"O BE nunca se coibiu de atacar o Governo ao longo da campanha e isso enviou sinais completamente contraditórios ao eleitorado", defendeu.

Marina Costa Lobo chamou ainda a atenção para o facto de Cavaco Silva ser o primeiro Presidente da República de direita a conseguir uma reeleição, num país onde "a maior parte dos eleitores se identifica com partidos de esquerda".

Politóloga Marina Costa Lobo,
por Agência Lusa, Publicado no "i" em 23 de Janeiro de 2011

Sem comentários: