segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Iminência de resgate na imprensa económica

A reeleição de Cavaco Silva tem igualmente eco na imprensa económica estrangeira, sendo o ponto comum das análises a grave crise política e a iminência do pedido de ajuda externa. Neste cenário é colocado como um Presidente que responde aos anseios do povo português por um elemento de estabilidade.

O Financial Times aponta uma reeleição de um "Presidente conservador" para um segundo mandato de cinco anos durante o qual "poderá ter de enfrentar brevemente as consequências políticas de um resgate financeiro internacional". O jornal diz que Cavaco vai ter de lidar em breve com as consequências políticas de um pedido de ajuda internacional e aponta a eventual pressão do PSD sobre o presidente para antecipar eleições.

Este é um dos cenários colocados pelo Wall Street Journal e a Bloomberg, que recordam que Cavaco também tem à mão a bomba atómica, expressão utilizada pelo próprio durante a campanha eleitoral e que significa a dissolução da Assembleia pelo Presidente da República.

O Wall Street Journal não deixa no entanto de sublinhar que a escolha deste domingo significa que os portugueses "querem estabilidade política numa altura em que o país tenta sair da crise da dívida soberana que afeta a Europa".

RTP

Sem comentários: