sábado, 9 de janeiro de 2010

Gestão privada acaba com 4 especialidades médicas

O perfil assistencial (o que quer que isto signifique) do Hospital de S. Marcos não prevê a continuação das especialidades  infecciologia, nefrologia, reumatologia e imunoalergologia.   Através de uma nota interna, divulgada ontem, a instituição de saúde comunicou aos seus profissionais que a partir do dia 18 de Janeiro vai deixar de receber novos doentes para aquelas especialidades médicas, alegando que “não fazem parte do perfil assistencial” da instituição. 
Soube-se também entretanto que a administração  do hospital está a negociar» com a Administração Regional de Saúde a continuação do acolhimento de novos doentes para as especialidades em questão.
Pelo menos até a abertura do novo hospital.

As centenas de doentes que são seguidos nesta instituição - só na consulta VIH são cerca de 600 - “continuarão a sê-lo, assegurando o hospital o serviço, tal como era assegurado até aqui”, garantiu à Agência Lusa o conselho de administração.

Em relação aos novos doentes, estes deverão ser “encaminhados pelos centros de saúde para as unidades de saúde que constam das redes de referenciação existentes”, prossegue a administração hospitalar.

Fonte: Publico



3 comentários:

Marta Ferreira disse...

Pois é. E parece que os termos da parceria (onde ficou definido esse "perfil assistencial") foram feitos pelo Luís Filipe Pereira, o ministro da saúde do governo PSD/ CDS-PP...

Paulo Novais disse...

Seja quem tenha sido o "nabo" foi uma parvoíce a toda a prova. Quase tão grande como encerrar as maternidades por esse país fora e por as mulheres a ter os seus filhos em ambulâncias.
Mas enfim! Coisas que ministros e secretários de estado nunca sentirão. Nem as suas famílias no Hospital da Luz ou outros, pois não?

Marta Ferreira disse...

Eheh... Pois, o "nabo" foi o mesmo. O dossier do encerramento das maternidades também era do Luís Filipe Pereira, que não teve tempo de o concretizar...
Se com menos maternidades as mulheres ficarem mais bem servidas... É uma medida que já merecia uma avaliação.