segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Provedor do Leitor (um ponto de ordem ao blogue)..

Da leitora Teresa Vaz recebemos o seguinte comentário: "Eu não sou filiada em nenhum partido mas leio sempre todos os blogs com interesse para perceber a diferença das pessoas e propostas.Não me importa se o Rio tem CDS ou não porque acho que ele é hoje o rosto da mudança de que Braga precisa. (...) A vocês pergunto: como é que numa disputa que vai ser feita voto a voto, podem explicar o desperdício dos vossos numa candidatura para alimentar egos e vaidades?"

Por sua vez, o leitor Luís Xavier deixou-nos a seguinte observação: "Aparentemente todos estão de acordo que o Ricardo Rio é o melhor candidato para a gestão da Câmara de Braga e que é o melhor rosto que alguma vez se apresentou na oposição ao mesquita. (...) Ainda assim (...) acham que é legítima a apresentação de outras candidaturas na área da Coligação e até poderão apoiá-la. Sem discutir as questões da legitimidade democrática, ficam-me sérias dúvidas quanto à bondade política e aos reais anseios de tal opção."

Peço desculpa, mas, sem querer estragar o jogo de xadrez nem o conto de fadas a ninguém, e por maior que seja o respeito e admiração que tenha por todos, alguém precisa de dizer isto: os comentários destes dois leitores são, pelo menos nesta fase, absolutamente pertinentes!

Por isso, sem saber ao certo, ainda, se existe ou não um quebra-cabeças nas eleições autárquicas em Braga, e falando bom português, tenho a declarar o seguinte:

1. Posso ter cara de miúdo, mas já vou tendo alguma intervenção no espaço público vai para dez anos (é verdade, o tempo passa mesmo depressa). Sempre fui oposição ao poder autárquico socialista e sempre defendi que a coligação forte da direita democrática é imprescindível para o futuro da minha cidade. Não o fiz sozinho, mas com algumas pessoas com quem tive a honra de estar no CDS ao longo destes anos. Há algo de novo que nos faça mudar de ideias?;

2. Como bem observa o Ramiro neste post, o duelo autárquico que se avizinha em Braga não traz surpresas e dele sairá um vencedor: ou Ricardo Rio, ou Mesquita Machado. Se o Ricardo Rio é o rosto da mudança, não deveria ser apoiado por todos os que querem mudança?;

3. Neste quadro de bipolarização (que, verdadeiramente, existe pela primeira vez em Braga em mais de trinta anos), por que razão é que o eleitor não há-de olhar para o aparecimento de uma candidatura indepentente do lado da oposição como um favor ao PS?;

4. Assim sendo, onde está a "bondade" do aparecimento de um novo projecto político?;

5. Ou se quiserem, em palavras mais meigas, por que carga de água é que os bracarenses que querem uma mudança política (tirando os indefectíveis do PCP e do Bloco) hão-de querer votar em qualquer outro projecto que não o que é encabeçado pelo Ricardo Rio (ainda que ele leve atrás um ou dois emplastros do CDS que ninguém conhece ou, pior ainda, que já se teve o infortúnio de conhecer?);

Num ponto concordo com os nossos leitores: não me parece que haja o mínimo de razoabilidade num projecto político independente à direita do PS - qualquer que ele seja e seja quem for que o encabece - que não consiga explicar, no actual momento, a razão de ser da sua "bondade política".

Dito de outra forma: não acredito - nem quero acreditar - que apareça qualquer nova candidatura sem que exista, pelo menos, uma boa resposta para estas questões. Não digo que não haja respostas (boas, até), apenas faço notar que essas respostas estão, até ao momento, por dar.

Por isso mesmo, gostaria, tal como os nossos leitores, que alguém - pelo menos, algum dos meus companheiros de blogue - me conseguisse dar um resposta satisfatória - ou, pelo menos, uma que faça sentido - a estas e outras questões. Isto é absolutamente imprescindível.

1 comentário:

Marco Ribeiro e Silva disse...

Boas meus caros,

Apesar de já ter saudades de trabalhar convosco tenho que admitir a lógica e razoabilidade do teu raciocínio Rui.

Para o surgimento de uma outra candidatura tem que haver algo muito forte, que não se vislumbra e quase ninguém o prevê!

No entanto posso estar equivocado, pelo que peço desculpa por tal...

Um abraço a todos vós.

MReS