quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estrela por direito próprio

Depois de um ano fantástico, Nani espera atingir a 50ª internacionalização por Portugal em grande estilo frente à Bósnia e Herzegovina, esta sexta-feira, na primeira mão do "play-off" de qualificação para o EURO UEFA 2012 agendado para Zenica.

O extremo estreou-se na selecção principal em Setembro de 2006, mas apenas saiu da sombra de Cristiano Ronaldo no Manchester United FC em 2009, quando o compatriota assinou pelo Real Madrid CF. Nani alinhou em todos os jogos do Grupo H de qualificação para o UEFA EURO 2012 e está determinado em continuar a brilhar com a camisola das "quinas".

Na época passada, o antigo jogador do Sporting revelou-se figura de destaque na conquista do 19º título da Premier League por parte do United, registo recorde em Inglaterra, o seu terceiro em quatro anos. Com nove golos e 18 assistências, viu também reconhecida a influência na equipa de Alex Ferguson ao ser eleito jogador do ano de 2010/11 pelos jogadores dos "red devils".

"O Nani fez uma época fantástica no ano passado", comentou Alex Ferguson, treinador do United, após ver o seu pupilo bisar na vitória da SuperTaça de Inglaterra, por 3-2, sobre o rival Manchester City FC, isto após a sua equipa ter estado a perder. "Só está na sombra do Ronaldo porque ser português. É a única ligação que vejo. Na minha cabeça ele nunca esteve na sombra. Sempre mostrou enorme potencial, mas há jogadores que precisam de mais tempo para amadurecer."

Nani afirmou-se definitivamente desde que Ronaldo deixou Old Trafford e realizou igualmente duas das suas melhores exibições pela selecção na ausência do antigo colega de clube, quando Portugal garantiu a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010 ao vencer os dois jogos do "play-off" ante a Bósnia e Herzegovina, por 1-0. Em Novembro de 2009, com Ronaldo lesionado, Nani esteve à altura da responsabilidade e fez as assistências para os golos decisivos de Bruno Alves, em Lisboa, e de Raul Meireles, em Zenica.

Foi mais uma declaração de independência de um jogador que não gosta de comparações. "Sou o Nani e não o Cristiano Ronaldo", afirmou a dada altura. "Não quero comparações porque o nosso estilo de futebol é diferente."

Portugal vai lutar no "play-off" pela quinta presença consecutiva na fase final do Campeonato da Europa e Nani espera poder voltar a ser decisivo. O atacante completa 25 anos dois dias depois da segunda mão em Lisboa e, após ter falhado o Mundial de 2010 devido a uma lesão numa clavícula, confia estar na idade certa para brilhar na Polónia e na Ucrânia.

"Pensei que seria o meu Campeonato do Mundo", lamentou no Verão passado. "Estava a treinar e a jogar bem, mas é a vida." Nani não parou de crescer como jogador e tem motivos para acreditar que finalmente chegou a sua hora.

©UEFA.com 1998-2011. All rights reserved.

Sem comentários: