terça-feira, 13 de setembro de 2011

Merkel vem descartar uma bancarrota total de Atenas

Merkel: Alemanha está disposta a fazer tudo para evitar quebra grega

BERLIM, Alemanha — A chanceler alemã Angela Merkel afirmou nesta terça-feira que é necessário "evitar qualquer processo descontrolado na zona do euro", em uma referência ao risco de falência da Grécia.

"Trabalhamos com todos os meios possíveis para que isto não aconteça", disse a chanceler em uma entrevista à emissora Inforadio.

"Devemos evitar qualquer processo descontrolado na zona do euro", completou Merkel.

A chanceler afirmou que não haverá nesta terça-feira "um comunicado comum franco-alemão sobre a Grécia", como havia feito anteriormente a presidência francesa, desmentindo um rumor que circulava nas bolsas.

"Há um contato permanente entre França e Alemanha (...), mas não haverá uma posição específica hoje sobre a situação na Grécia", disse a chanceler durante uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro finlandês Jyrki Katainen.

Pouco antes, um comunicado da presidência francesa em Paris havia desmentido os rumores de uma iniciativa conjunta de França e Alemanha.

O ministro alemão da Economia, o liberal Philipp Rösler, mencionou na segunda-feira a possibilidade de um default (suspensão de pagamentos) de Atenas, o que provocou o pânico nas bolsas de todo o mundo pelo temor de uma reação em cadeia desatada pela eventual quebra.

"Penso que faremos um grande favor a Grécia se especularmos o menos possível e a estimularmos a respeitar seus compromissos", destacou Merkel, em uma crítica indireta às declarações de seu ministro, que também é vice-chanceler.

"Segundo as coisas que escuto procedentes da Grécia, o governo grego tomou consciência da situação e fez o que era necessário", completou a chanceler, que há poucos dias pediu paciência com Atenas.

"A declaração de Merkel deve ser entendida como um esclarecimento", comentou à AFP Thorsten Polleit, economista da Barclays Capital.

Na véspera, o presidente americano Barack Obama expressou sua inquietação com a situação atual.

"Penso que seguiremos observando um enfraquecimento na economia mundial enquanto esta questão não estiver resolvida", declarou Obama sobre a crise da dívida soberana na Eurozona. "A Grécia é, evidentemente, o problema mais urgente", acrescentou.

Na falta de um procedimento de default controlado, que não existirá na Europa até 2013, as declarações de Merkel vêm descartar uma bancarrota total de Atenas, segundo Berlim. (...)

Copyright © 2011 AFP.

Sem comentários: