quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Melbourne é a melhor cidade do mundo para se viver


Pela primeira vez em quase uma década, a canadiana Vancouver foi destronada do primeiro lugar do pódio das melhores cidades para se viver. A honra cabe agora à australiana Melbourne. Lisboa surge no 57º lugar e Harare, no Zimbabué, em último.

Desde 2002 que Vancouver surgia no primeiro lugar do ranking "Global Liveability Survey", elaborado pela Economist Intelligence Unit, do grupo que edita a prestigiada revista The Economist. Este ano, no entanto, a cidade canadiana cai para o terceiro lugar, atrás de Melbourne e de Viena.

Para este ranking, as cidades são avaliadas em cinco categorias: estabilidade, cuidados de saúde, cultura e ambiente, educação e infraestruturas. Terá sido precisamente uma falha neste último ponto a ditar a descida de posição de Vancouver, a braços com os encerramentos periódicos de uma das suas principais estradas.

No top 10 aparecem ainda mais três cidades australianas, nos 7º, 8º e 9º lugar: Sydney, Perth e Adelaide e outras duas canadianas: Toronto e Calgary, respetivamente nas 4º e 5ª posição.

A capital é a única cidade portuguesa a ter lugar neste ranking e surge em 57º. A nota mais alta vai para o item "cultura e ambiente" e as mais baixas para estabilidade e infraestruturas.

http://aeiou.visao.pt/melbourne-e-a-melhor-cidade-do-mundo-para-se-viver=f619750#ixzz1WhMe52ex - 30 de Ago de 2011

Sem comentários: