quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Recuso-me a esperar que o Governo caia de podre", diz Seguro

António José Seguro frisou hoje que se candidata a secretário-geral do PS "por vontade própria", num discurso em que recusou uma oposição "bota abaixo", mas também a passividade de esperar que o Governo caia de podre.

Ao contrário da sessão de apresentação da candidatura de Francisco Assis, que quarta-feira apareceu sozinho na sede nacional do PS, António José Seguro teve a presença de largas dezenas de militantes, na sua maioria anónimos e em que apenas estavam dois secretários de Estado dos executivos de José Sócrates: António Braga e José Junqueiro.
"Somos o principal partido da oposição, somos a alternativa, comigo não contem para ficar à espera que o próximo Governo apodreça para tomar o seu lugar. Sempre fui e sou contra os rotativismos", declarou António José Seguro, ex-ministro de António Guterres, na sessão de apresentação da sua candidatura à liderança do PS.

"Apresento-me com toda a minha força"

Seguro começou por dirigir palavras com carga emotiva aos seus apoiantes. O estilo foi este: "Ao ver as vossas caras felizes e cheias de esperança, essa emoção está reforçada: Sim, é verdade sou candidato à liderança do nosso partido", declarou nas suas primeiras palavras, recebendo uma prolongada salva de palmas.

Depois, deixou uma referência indireta sobre os últimos episódios na vida interna do PS.

"Sou candidato por vontade própria, apresento-me com toda a minha força", declarou, antes de também se demarcar de estratégias calculistas para chegar à liderança do PS.


"Este é o tempo certo para estar na política por causas"

"Alguns, em minha defesa pessoal, tentaram convencer-me para não me candidatar, dizendo que quem vem agora é para queimar, que era melhor deixar ir outro e para me guardar para mais tarde. Não concordo: Este é o tempo certo para quem está na política com convicções e por causas", disse, recebendo nova salva de palmas.

Numa introdução sobre as razões da sua candidatura que durou mais de 30 minutos, António José Seguro explicou como entende o papel do PS na oposição.

"Defendo uma relação sadia com o próximo Governo, não aposto no bota-abaixo nem no negativismo - e oxalá os restantes partidos saibam entender e abram-se sem tabus a novos diálogos e a novos compromissos. Vamos assumirmos com alternativa, desde já com propostas findo este ciclo de debate interno, queremos fazer parte da solução e não do problema", declarou.

http://aeiou.expresso.pt/seguro-formaliza-candidatura-a-lideranca-do-ps=f654714

Sem comentários: