sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Um embaixador da paz no mundo"

Paul Bhatti pede ao Papa que apoie os cristãos no Paquistão

Entrega à Comunidade de Sant’Egídio a Bíblia de seu irmão assassinado

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 6 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Paul Bhatti, irmão de Shahbaz, o ministro de minorias religiosas no Paquistão assassinado no dia 2 de março, encontrou-se nesta quarta-feira com o Papa Bento XVI, no final da audiência geral na Praça de São Pedro.

Shahbaz Bhatti foi assassinado em Islamabad com 30 tiros por se opor à lei da blasfêmia e ter defendido Asia Bibi, uma mulher cristã condenada com base nessa lei, por supostamente insultar o profeta Maomé.

Quando encontrou com o Papa, o irmão do ministro lhe pediu para "continuar a apoiar os esforços dos cristãos paquistaneses pelo respeito aos seus direitos", informou o ‘L'Osservatore Romano’.

Paul Bhatti foi recentemente nomeado assessor especial do primeiro-ministro do Paquistão, no âmbito das minorias religiosas, com poderes executivos, como um ministro.

"É um problema que afecta todos os paquistaneses, porque está em jogo o futuro pacífico do país, através da oposição a todas as formas de violência, intolerância e terrorismo", disse.

Em sua opinião, "o principal problema para os cristãos de hoje no Paquistão é a interpretação excessivamente estrita da lei da blasfêmia”.

"De nossa parte não há, obviamente, vontade alguma de faltar com o respeito à religião islâmica”. "A interpretação da lei não deve, portanto, provocar vítimas inocentes entre os cristãos."

Neste contexto, é essencial "prosseguir com um diálogo claro, franco, aberto, mas na verdade e no respeito mútuo". Ao mesmo tempo, Bhatti pediu ao Ocidente que "faça ouvir mais sua voz para contribuir para construir um Paquistão verdadeiramente pacífico”.

Como um "sinal de esperança e perdão", Paul Bhatti doou a Bíblia pessoal de seu irmão para a Comunidade de Sant’Egídio, que a colocou no memorial dos mártires do nosso tempo, na igreja romana de San Bartolomeu, na ilha Tiberina.
Nessa terça-feira, a Comunidade em Roma organizou um momento de oração em memória de Shahbaz Bhatti.

Em sua homilia, Dom Joseph Coutts, bispo de Faisalabad e novo presidente da Conferência de Bispos Católicos do Paquistão, presente na audiência geral desta quarta-feira, lembrou que "a missão de Shahbaz foi promover a paz, a harmonia, o amor e a compreensão.

A Comunidade de Sant’Egídio organizou também, ontem, uma conferência para lembrar Shahbaz Bhatti. O evento contou com a participação de Paul Bhatti, Dom Coutts, o grande imã da Mesquita Badshahi, em Lahore, o ministro de Exterior italiano, Franco Frattini, e o fundador da Comunidade, Andrea Riccardi.

Para o grande imã da mesquita de Lahore, Shahbaz Bhatti era "um embaixador da paz no mundo". O seu foi um "assassinato contra a humanidade", disse.

Sem comentários: