quinta-feira, 25 de março de 2010

Este texto - do velho tubarão - é dedicado ao Paulo

***

Limpar Portugal

"Só a consciência cívica das pessoas, pela sua acção - e o respeito pelos valores éticos - nos podem ajudar a limpar a nossa terra e as nossas almas...

"Escrevo no começo da Primavera quando, depois de um Inverno frio e chuvoso, como há muito se não via, o sol começa de novo a sorrir-nos, com a luminosidade tipicamente portuguesa, deste País à beira-mar plantado...

"(...)Obama conseguiu fazer passar a lei dos Serviços de Saúde, uma vitória extraordinária para a América (mais de 30 milhões de norte-americanos que não tinham acesso à Saúde passarão a tê-lo) e muito importante para o seu próprio futuro político, que assim consegue um novo impulso.(...)

"Mas também nos próximos dias há outros eventos relevantes. Que vai sair da Cimeira do Conselho de Chefes de Estado e Primeiros-Ministros que reunirá no final da semana? - é outro ponto importante dado o desentendimento franco-alemão e o futuro da União. A conflitualidade da questão palestino-israelita vai abrandar, após a intervenção de Hillary Clinton e dos outros "grandes", entre os quais a Europa e a Rússia? O FMI vai mudar de estratégia económica, tendo em conta a crise global, como sugere o seu presidente, Dominique Strauss-Kahn? Eis algumas questões que estão na ordem do dia, mas que ainda não têm resposta. Vão tê-la, espero, proximamente.

"Hoje vou falar-vos, caros leitores, da iniciativa excelente que, suponho, partiu da sociedade civil, através da internet, e foi, sensatamente, aprovada e auxiliada pelas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, pelo Governo, através da ministra do Ambiente, e pelo Presidente da República. Os dois últimos - bem como vários presidentes de câmaras - quiseram participar na campanha tão necessária de limpar Portugal.

"Foi uma iniciativa cívica e pedagógica de grande significado e importância. É bom que se saiba, nestes tempos de desesperança, que mais de 100 mil portugueses participaram voluntária e alegremente, no sábado passado (dia chuvoso) na missão de limpar Portugal dos lixos dispersos em 11 mil pontos do País. Encontraram de tudo, em matéria de porcarias, nas cidades, junto à costa, em zonas turísticas e nas florestas: de pneus a carcaças de automóveis, a animais mortos, a restos de comida, a jornais e papéis, e até colchões empapados de água. Para além dos adultos participaram jovens e crianças, que falaram nas televisões, cheios de entusiasmo. Ficarão com esse dia marcado nas suas memórias e dificilmente, no futuro, irão prevaricar.

(...)

"As lixeiras, hoje, não são só essas. As que nos entram todos os dias em casa, através das televisões e dos jornais, não são menos graves. Miguel Sousa Tavares, num artigo que escreveu, sábado, no Expresso, fala do lixo mediático e com razão. Diz: "A maior e mais real ameaça à liberdade de imprensa é o tipo de jornalismo que hoje se faz e que é ditado, primeiro do que tudo, pela necessidade de vender informação e conquistar audiências a qualquer preço." É outro lixo que teremos de ser capazes de limpar. (...)

"Mas há outros. A lixeira moral, de que fala o Papa, Bento XVI, com coragem, (...) na Carta que escreveu à Igreja da Irlanda contra os crimes de pedofilia cometidos por sacerdotes que violaram crianças que deles dependiam...

"Em conclusão: só a consciência cívica das pessoas, pela sua acção - e o respeito pelos valores éticos - nos podem ajudar a limpar a nossa terra e as nossas almas..."

Mário Soares,
Visão, 25 de Março de 2010

2 comentários:

Anónimo disse...

Um dedicação que subscrevo na integra!

Excelente Nuno!

Parabens Paulo!

Paulo Novais disse...

Vai direitinho para os mais de 3000 voluntários do concelho de Braga, sem os quais nada teria sido possível.

E para a equipa de coordenação concelhia (pobres 7 ou 8 que iam a todas) que desde à meses vem trabalhando, a maioria da vezes a falar sozinha, para que este projecto fosse exequível.

Só esta grande união tornou possível o sonho de "um maluco" chamado Paulo Pimentel Torres que achou que se podia Limpar Portugal.

Obrigado por todos eles.