terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

«Rui Rio apoia candidatura de Aguiar-Branco considerando que este será "o exemplo que o país necessita"»

"O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, manifestou hoje o apoio à candidatura de Aguiar-Branco para a liderança social democrata, considerando que este "será irrepreensível e capaz de ser o exemplo que o país necessita".

"Se José Pedro Aguiar Branco ganhar estas eleições, o PSD terá - para lá da sua experiência profissional e das suas notórias capacidades pessoais e políticas - um presidente que vai contrastar fortemente com o comum da política dos nossos dias, por força de uma conduta ética que o meu profundo conhecimento da pessoa em causa me garante que será irrepreensível e capaz de ser o exemplo que o país, mais do que nunca, necessita", afirmou Rui Rio numa declaração a que a Lusa teve acesso.

"Segundo o vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, na decisão que tomou "pesou um percurso comum" que fez com Aguiar-Branco durante muitos anos, salientando que apesar de não ter sido "isento de divergências" foi "sempre feito com respeito e apreço mútuo".

"É manifesto que somos diferentes. Mas é também manifesto que, ao longo dos anos, mantivemos sempre um total e completo respeito pelos valores e pelas regras de conduta em que ambos acreditamos", realçou Rio.

Para o autarca do Porto, o facto de "haver três candidaturas fortes à liderança do PSD" é um "sinal de vitalidade e de vontade, e nunca como um fenómeno de menor unidade".

"Não é segredo para ninguém que me encontro mais próximo de Paulo Rangel e de Aguiar-Branco, sem que isso signifique menor consideração para com Pedro Passos Coelho, que tenho o gosto de conhecer há muitos anos", salientou.

"Rio explicou ainda que não "é fácil optar por um dos dois, pois ambos têm enormes qualidades", referindo que teve "o privilégio de usufruir, enquanto candidato e Presidente da Câmara do Porto" dessas mesmas qualidades, "através da leal colaboração" que sempre lhe prestaram.

"Só que não coincide com a minha maneira de ser resguardar-me nesta apreciação positiva que faço dos candidatos e evitar, assim, comprometer-me publicamente com o meu sentido de voto", sustentou, considerando que seria "um comodismo e uma ausência de frontalidade".

"Aguiar-Branco formalizou sexta feira, no Porto, a sua candidatura à liderança do PSD, estando na corrida à presidência do Partido Social Democrata com Pedro Passos Coelho e Paulo Rangel."

Público, por Lusa

Sem comentários: