quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Obama a dar lições à China

"Obama recebe Dalai Lama e põe à prova relações com a China


"WASHINGTON — O presidente americano, Barack Obama, recebe nesta quinta-feira o líder espiritual tibetano no exílio, Dalai Lama, em uma reunião a portas fechadas e que terá repercussão do outro lado do mundo, na China, colocando à prova a relação Washington-Pequim.

"A China acusa o líder tibetano de separatismo e advertiu que o encontro colocará em risco as já tensas relações com os Estados Unidos, complicadas nos planos econômico e político.

"O Dalai Lama chegou à capital americana na quarta-feira, iniciando uma visita de uma semana no país, onde goza de forte popularidade.

"O monge de 74 anos desembarcou no Aeroporto Internacional Dulles, nos arredores de Washington, e foi levado sob forte esquema de segurança para um hotel do centro, onde recebeu um grupo de tibetanos que comemoram o ano novo, Losar.

"O Dalai Lama, que vive no exílio na Índia desde 1959, também se reunirá com a secretária de Estado Hillary Clinton.

"Além da reunião com Obama, prevista para esta quinta-feira pela manhã na Sala de Mapas da Casa Banca, e não no Salão Oval - onde a foto de um aperto de mãos seria motivo de ofensa adicional para Pequim -, o Dalai Lama receberá uma medalha da Fundação Nacional para a Democracia, financiada pelo Congresso."

(AFP)

Sem comentários: