quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Será muito difícil Portugal atingir défice de 3%"

"A Fitch considera que será “muito difícil” que Portugal consiga reduzir o défice das contas públicas para os 3%, em 2013. Em 2009, o défice terá atingido um nível histórico de 9,3%, sendo que o Governo prevê, na proposta de Orçamento do Estado para 2010, conseguir reduzi-lo este ano para os 8,3%.

"Numa entrevista à Bloomberg, em reacção ao documento entregue ontem por Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, na Assembleia da República, o director agência de notação financeira, Christopher Pryce, afirma que “será muito difícil” baixar o défice até aos 3%.

"O défice orçamental de 2009 terá ficado nos 9,3% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os valores ontem revelados pelo Governo através da proposta de Orçamento do Estado para 2010. Para este ano, as estimativas do Executivo aponta para uma redução para os 8,3%.

Em 2013, Bruxelas espera que Portugal apresente um défice abaixo dos 3%. Teixeira dos Santos afirmou que é necessário “apoiar a economia a superar a crise”, mas será preciso “reduzir o défice abaixo dos 3%, de forma sustentável gerando confiança”. E acrescentou: “Já o conseguimos no passado, vamos conseguir de novo”.

Paulo Moutinho, Jornal de negócios

Sem comentários: