sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Entretanto no país real... II

Outro assunto importantíssimo para o futuro da nação.
A A.R. vai alterar o regime de ajudas de custo dos deputados, imagine-se, para que a senhora deputada socialista Inês de Medeiros, eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa, possa ver-lhe pagas as viagens para Paris (sim, essa em França) onde mantém residência.

Se não é estranho a deputada ter sido eleita pelo circulo eleitoral de Lisboa tendo residência em Paris, já é estranho, mas mesmo muito estranho, que a A.R. abra um precedente para um deputado que reside fora do território nacional.

Por este andar não vão faltar deputados a mudar-se para a Gronelândia só para receber mais uns cobres...


Fonte: Jornal Sol

3 comentários:

Marta Ferreira disse...

Ora:

1º A Inês foi eleita pelo círculo de Lisboa;
2º A Inês tem residência oficial em Paris;
3º O regulamento da AR prevê ajudas de custo aos deputados para despesas de deslocação.

Ainda não percebi o motivo da estranheza. Se, o círculo de eleição não tem de ter correspondência com o local de residência... como se viu cá em Braga com o Tozé Seguro e o dos 30 minutos (João de Deus Pinheiro). Se, o que importa para efeitos de custos de deslocações é o local de residência...Que posso ter a dizer? :)

Paulo Novais disse...

Marta,

1º - sei disso
2º - é problema dela
3º - mas não aos que têm residência no estrangeiro. E não deve.

Quanto à questão de o circulo de eleição não corresponder ao circulo de residência dos deputados eleitos, está mal. é mau para a democracia e é péssimo para os circulos eleitorais que nunca mais vêm oe deputados que elegeram (excepto se meter croquetes e champanhe - leia-se comes e bebes).

Perguntas o que podes tu dizer? Que tal a tua opinião. Ou deixas de ter opinião quanto a estas verdadeiras manobras de trapézio só porque envolve deputados do PS? :(

Marta Ferreira disse...

O que tenho a dizer é que não me causa estranheza. :) Para mim é um "não-assunto".

Quanto à questão do círculo de eleição até poderia haver discussão... mas até não me aflige nada que assim seja. :) Os deputados e os partidos é que têm de ter a noção de compromisso, e até de responsabilidade.
No que ao PS diz respeito, sinto-me bem representada com o Tozé que ainda esta semana demonstrou o seu empenho:
http://www.eidh.eu/magazine/?p=4341