sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Um dos Melhores autarcas... o Melhor Presidente de Junta



Foi apresentada ontem a candidatura de João Pires a mais um mandato para a Junta de Freguesia de S. José de S. Lázaro. Se há autarca modelo que desenvolve a sua acção com uma rectidão impressionante é o Sr. João Pires. Trabalhei com ele na Assembleia de Freguesia de S. José de S. Lázaro no último mandato e posso dizer que foi uma experiência enriquecedora. Mais do que gerir a Junta de uma forma exemplar, o Sr. João Pires e a sua equipe mantém uma proximidade inigualável com os cidadãos de S. Lázaro. Julgo não estar longe da verdade ao dizer que ninguém que á junta de freguesia se dirija para solicitar ajuda, sai de lá sem pelo menos a preocupação e o empenho deste autarca de luxo em solucionar o problema. Posso assegurar que aprendi mais com o privilégio de observar e trabalhar com esta equipe, do que em qualquer outro cargo nos órgãos autárquicos que tenha desempenhado.
Disse por diversas vezes que o Sr. João Pires tinha todas as condições para ser o melhor vereador com o pelouro das freguesias que Braga havia tido... mas quis a lógica partidária e da esquadria dos votos que o PSD assim não quisesse. Tenho pena... mas a política é isso mesmo.

Fica aqui o meu sincero agradecimento pela forma como sempre fui acolhido na Junta de Freguesia de S. Lázaro e o meu apoio efusivo a esta candidatura que espero ver vencedora de forma expressiva no próxima dia 11 de Outubro.

Braga e o País precisam de autarcas assim.

15 comentários:

Rui Moreira disse...

É, de facto, um presidente de junta de luxo. Tal como o Firmino Marques, dois homens que gerem juntas de freguesia cuja dimensão ultrapassa a de muitas câmaras municipais. Curiosamente, o primeiro dirige a freguesia onde nasci, o segundo dirige a freguesia onde vivo. Dois exemplos de que a tese "PS ou caos" não cola em Braga, bem pelo contrário.

Nuno disse...

Estive na apresentação de João Pires à Junta de Freguesia de S. Lázaro.

Contra uma Câmara hostil, tem feito nos últimos anos o seu trabalho e o resultado será validado nas urnas.

É um exemplo a ter em atenção.

Marta Ferreira disse...

Lá venho eu outra vez no contra-ataque...
S. Victor e S. Lázaro também são as minhas duas freguesias, mas estou recenseada em S. Lázaro e é contra o "projecto" do Sr. Pires que me vou candidatar.
As aspas no "projecto" foram propositadas. Não tendo absolutamente nada contra a pessoa do Sr. João Pires, acho que não existe um PROJECTO para S. Lázaro. É por isso que integro a lista opositora. Porque acredito que tenho um projecto... e que mais e melhor pode ser feito por S. Lázaro.
Para ser bom autarca não basta ser boa pessoa e bom ouvinte. Deve ser persistente, proactico, resolver os problemas aos fregueses, ter iniciativa e não desculpar a inactividade com a "hostilidade" política com a Câmara...
Nasci e cresci em S. Lázaro, e nunca a Junta de Freguesia organizou uma actividade em que tivesse interesse em participar (enquanto criança, jovem, estudante ou desportista...). Reencaminha todas as reclamações que são dirigidas à junta (aliás, as pessoas já preenchem um impresso próprio para o reencaminhamento).
Desconheço as suas preocupações e ideias. Não é uma junta virada para fora. Não é uma referência e acho que as pessoas que procuram a junta para resolver um problema, só o fazem a primeira vez... :P
No entanto, é boa pessoa...

Ramiro Brito disse...

Marta...de facto ele é bem mais combativo do que dizes... e sim... a câmara foi sempre hostil com os executivos por ele liderados. Vê só como é ridicula a situação da sede da junta!!!
Só se resolveu após anos de insistência do Sr. João Pires... pq ele não fez como outros...
Digo-te o que já disse ao Sr. Peixoto Alves há quatro anos...vocês têm de se ancorar em algum sítio para se candidatarem contra o Sr. João Pires... percebe-se... alguém tem de cumprir calendário...

Marta Ferreira disse...

Eheh... Oh Ramiro, deves saber de alguma coisa que eu não sei... Qual foi o grande projecto do Sr. João Pires (e companhia) na junta? :)

Nuno disse...

Na apresentação da candidatura a S. Lázaro, foi destacado o seguinte:

"Projectos para os próximos 4 anos

"O candidato lançou ainda alguns dos principais projectos que pretende implementar
e desenvolver em S. Lázaro nos próximos 4 anos, e em que continuará a dar
especial atenção à acção social, ao apoio ao desporto e às inúmeras colectividades
e associações da freguesia, às questões ambientais e nomeadamente à renaturalização do Rio Este, à requalificação de alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, como o Monte do Picoto e o Sítio dos Galos.

A dinamização cultural, a ocupação de tempos livres e o reforço da segurança, foram mais alguns dos projectos apresentados por João Pires e que este pretende
implementar no decorrer do próximo mandato.

Como nota final, João Pires destacou a relação que pretende manter com a autarquia durante o seu próximo mandato “que será baseado no respeito entre os
dois executivos de forma a que a voz dos mais fracos se possa fazer ouvir nas reivindicações das suas necessidades”.

(Convém ainda notar a desproporção de poder entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, sendo certo que a Junta quer fazer obra e melhorar a Freguesia e a Câmara vira-lhe as costas...).

Marta Ferreira disse...

:) Pois, o plano é sempre muito promissor... Leio-o todos os anos.

Mas o projecto de renaturalização do rio, requalificação do Parque da Ponte, Picoto e Galos é camarário e já tem verbas do QREN. Costuma-se dizer que "quando o batizado está feito não faltam padrinhos".

Quanto à dinamização cultural, ocupação dos tempos livres e segurança, são preocupações antigas e até agora não vi muito... :)

Cumprimentos,

Nuno disse...

É surpreendente que a Câmara esteja nas mãos do PS há mais de 30 anos e venha agora dizer que vai requalificar o Parque da Ponte, o Picoto e os Galos!

É preciso ter lata!

(E eu prefiro não ir a esse baptizado...)

Farricoco_Maldito disse...

Permitam-me interferir nesta discussão e dizer à Marta Ferreira que se está cansada de ler o programa político PSD da Junta de S. José de S. Lázaro é admirável como não se cansou de ler as constante promessas que nunca sairam dos programas eleitorais do PS à CMB. Até parece ridiculo, tendo em conta que diz a Marta agora que o executivo PS arrebanhou agora financiamentos QREN para renaturalização do Rio Este, Fonte dos Galos e Parque da Ponte. Mas, cara Marta, isto são promessas PS há muitos anos, e claro que não era o Junta que os ia fazer, porque não tem essa competência, uma vez que as freguesias urbanas, como sabe, estão em actuação limitada no que concerne a obras de grande monta.
E, tirando o Parque da Ponte, que só agora conhece obras, o Rio Este e a consequente revitalização da Fonte dos Galos já só vai sair do papel num proximo mandato (se sair e se houver próximo mandato).
Por isso, é preferivel que te poupes em melhores argumentos para outros temas em que de facto possas discutir (mas por essa ordem de ideias, vais ficar calada, o que até não era nada mau)!

Marta Ferreira disse...

Farricoco_Maldito,

1. Não estou cansada de ler os programas porque só leio uma vez cada um; :)

2. É preciso um bocado mais do que isso para me calar (a propósito dessa última frase). Deixo isso à consideração dos administradores do blogue, que podem sempre censurar-me os comentários - Há várias formas de usar a democracia... :)

3. A respeito de "e claro que não era o Junta que os ia fazer, porque não tem essa competência, uma vez que as freguesias urbanas, como sabe, estão em actuação limitada (...)" - Se assim é, porque continuam a incluí-los nas promessas eleitorais e planos de actividades? :)

4. poupar-me? poupo-me nos insultos e ataques pessoais porque não tenho particular jeito para isso... ;)

Cumprimentos,

Farricoco_Maldito disse...

Só tenho pena que o RR não tenha melhores argumentos para ganhar ao MM, porque se assim fosse, tu eras a primeira a saltar da BragaHabitat dos tachistas e afins.

Nuno disse...

O facto de a actividade da Junta não ser vista por todos não quer dizer que não exista - há pessoas com preocupações culturais que preferem ir ao cinema, ao Porto ou a Lisboa ver exposições ou concertos de música e não ficam à espera das iniciativas da Junta de Freguesia. O que não quer dizer, repito, que a Junta não apoie a cultura.

Estas iniciativas culturais com outro impacto conseguem facilmente encontrar-se em Famalicão (na Casa das Artes) ou em Guimarães (no Centro Cultural Vila Flor)...

...Por falar em Guimarães. A Capital Europeia da Cultura vai ser lá e não em Braga. Por que será? Será que a Câmara de Braga não investe em Cultura? Não tem capacidade para organizar um evento destes?...

É claro que uma Câmara que deixa cair de morta a Feira do Livro não mostra capacidade para maiores eventos culturais.

Paulo Novais disse...

Olá Marta e Farricoco_Maldito

O Rua do Souto não censurará nunca qualquer dos seus leitores/comentadores sejam quais forem as suas ideologias ou crenças (até clube de futebol), desde que os comentários se mantenham dentro de parâmetros de respeito pelos direitos democráticos de cada um.
Pelo contrário, prezamos todos os que nos visitam e aqui deixam o seu contributo.
Sejam bem-vindos mais uma vez.

Marta Ferreira disse...

Farricoco_Maldito,
ora aí está um comentário que não ataca o argumento nem o argumentador! :)

Nuno,
não percebi o propósito do assunto (no contexto do post...), mas fazendo uma análise à agenda cultural de Guimarães, não me parece em nada superior à de Braga. Eu própria me desloco a Guimarães para assistir a eventos, como também tenho amigos que se deslocam a Braga para assistir a outros que só existem cá...
Noto efectivamente uma diferença, e está no cineclube de Guimarães, que enche salas todas as semanas. No entanto, eu própria fui dirigente do CINE.UM - Cineclube da Universidade do Minho (único em Braga, criado após a extinção do cineclube de Braga), que exibia semanalmente filmes do circuito alternativo (universidade, bragashopping, videoteca municipal...), sempre com o apoio da CMB (que até chegou a disponibilizar o espólio do cineclube de Braga e o espaço do Galecia), e garanto que Braga não tinha público para a cultura cinematográfica alternativa. Os bilhetes tinham um preço incomparavelmente inferior aos do cinema comercial e tinham sempre a mesma dúzia de pessoas a assistir, o que era incomportável considerando os preços do aluguer da película. Também não havia pipocas, podia ser por isso... :D

Gosto de discutir cultura (ainda este ano visitei Vilnius - Capital Europeia da Cultura '09) mas não podemos importar modelos. A cultura em Braga merece uma reflexão bastante mais profunda...

Nuno disse...

A questão vinha a propósito de se ter referido a falta de oferta cultural pela Junta de São Lázaro, quando a parte mais significativa da oferta cultural cabe à Câmara.

O exemplo de Guimarães foi para demonstrar que aqui bem perto há uma oferta cultural mais inteligente e acessível a pessoas com menos recursos. Em Braga, a oferta cultural não responde à procura e a pouca que existe é cara.

Quanto ao cinema, penso, na minha modesta opinião, que seria de insistir, promover e diversificar (como, por exemplo, oferecer cinema ao ar livre no Verão).

Mas, admito que o tema da Cultura seja complexo. Não fui eu que o sugeri como falha no programa da Junta de Freguesia...