sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Se José Sócrates fosse um sistema operativo.

Estaria indubitavelmente, instalado num computador Magalhães (caso se encontre um).
E seria com toda a certeza fruto de uma parceria de uma empresa portuguesa com dividas ao estado e uma grande empresa de software americana, cujo fundador se chama Bill.

Chamar-se-ia provavelmente Setarcos e necessitaria de imenso espaço em disco para ser instalado. Também seria criado a pensar numa optimização para execução com os novos processadores Simple X (lê-se simpléx).

Prometeria ser possível o financiamento da aquisição através Plano Tecnológico Portugal a Inovar.

Versões
Teria duas versões adequadas a duas condições de venda totalmente antagónicas. Uma Soft para utilizadores indecisos, abertos a outras marcas ou simplesmente para aqueles se sentem compelidos a instalar o que o irmão já tem em casa.
Esta, seria originalmente construída em português, embora pudesse ter alguns erros ortográficos.
A outra Hard para utilizadores mais seguidistas e para os que ainda não conhecem e não querem conhecer outro sistema alternativo, ou para aqueles que apenas instalam o que podem piratear.
Seria construída de raiz em espanhol e depois traduzida por módulos para português (com a ajuda do próprio Sócrates).
Ambas as versões ofereceriam alguns jogos, embora o que se espera que provoque mais o interesse dos apreciadores seria o Pinóquio X, um jogo em que o jogador defronta o computador e lhe faz perguntas. Por cada resposta errada do computador cresce-lhe um nariz . Quando o nariz estiver no seu máximo tamanho o computador é que ganha o jogo. Ou seja, o jogador só ganha enquanto o nariz do computador estiver pequeno ou nulo.
Outra novidade seria o jogo Eliminar Jornalistas em que o jogador também joga contra o computador. Aqui a função do jogador é evitar que o programa abata jornalistas. Ganha o que conseguir proteger (jogador) ou abater (computador) mais jornalistas.
Traria também um pequeno programa de processamento de texto. Foi aliás com este programa, ainda na sua fase se testes, que foi escrito o programa de governo do partido socialista.
O processador de texto teria o nome de Vital, em homenagem ao próprio, por este ser perito em conseguir resultados negativos só por colocar os pensamentos em palavras.


Processamento
A velocidade de processamento prometeria ser do mais empenhado que existe no mercado, sendo  optimizado por forma a incorporar o novo sistema TGV (Transporte de Grande Velocidade) que, segundo Sócrates, garante velocidades muito acima da concorrência. No entanto a incorporação deste sistema comprometeria seriamente os custos, tendo com é óbvio repercussão no preço final a pagar pelo utilizador.


Acessibilidade
Também em questões de acessibilidade o novo sistema operativo prometeria revolucionar a industria e impor uma nova fasquia. Teria um narrador de ecrã e de operações melhorado para ajuda a invisuais (diz-se que a voz da narração será de Manuela Moura Guedes). O sistema de vídeo  permitiria, para facilitar a leitura, um aumento do tamanho da imagem do ecrã muito semelhante à percentagem do desemprego em Portugal.


Suporte 64-Bits
Para suportar a tecnologia de processamento de 64-Bit, com a sua maior velocidade de informação, os construtores deste sistema operativo resolveriam o problema adicionando o sistema NAAL (Novo Aeroporto de Alcochete/Lisboa) que promete capacidade para todo o tráfego adicional. Em conjunto com o sistema TAPL (Terceira Autoestrada Porto-Lisboa) e a também a NTST (Nova Travessia Sobre o Tejo) prometem diversidade de distribuição e de acesso à informação. No entanto, também aqui a  incorporação destes três sistemas teria repercussão no preço final a pagar pelo utilizador.


Vídeo
No que refere à manipulação e reprodução de imagem de vídeo, um novo programa seria desenvolvido em conjunto com a grande empresa espanhola Prizza, que prometeria total disponibilidade de som e imagem, desde que devidamente compatível com o próprio programa. Prometeria também a  possibilidade de reprodução de televisão embora apenas para 3 canais (nenhum destes se pode chamar TVI).
Prometeria também ampla diversidade de locais para captura de som (ideal para forças de informação e segurança ligadas ao governo). Promete-se a mesma funcionalidade vídeo já na próxima versão BB (Big Brother).


Expansão/evolução
O sistema operativo seria desenvolvido com recurso a tecnologia de expansão e crescimento dos computadores conforme as conveniências (mesmo a proibida; nada que uns ajustes aqui e ali no PDM não resolvam), tecnologia essa de ultima geração e com a designação Freeporta.


Ambiente de trabalho
O novo ambiente de trabalho (desktop) promete simplificar todas as tarefas do utilizador, sendo apelativo, simples e sedutor. O seu protótipo ganhou já o prémio Sexy Platina do Correio da Manhã, pelo que a versão final promete ser ainda mais reveladora.


Erros e problemas detectados
A lista é de tal forma longa que, para terem uma ideia, se recomenda a leitura do programa de governo do partido socialista.


Formação
Em relação à formação sobre este novo sistema operativo, está garantida a criação de um novo curso superior (onde a média de acesso será sempre inferior a 6)  e a inclusão também nas Novas Oportunidades.

Como nota de encerramento, realçamos o facto de no desenvolvimento deste novo sistema operativo, na sua futura produção e comercialização, poderem vir a ser criados 150.000 novos postos de trabalho.

3 comentários:

Rui Moreira disse...

lindo!

e gajas? dá pra procurar gajas?

Marta Ferreira disse...

E se esse sistema operativo fosse líder de vendas já amanhã?

Paulo Novais disse...

Rui,

Gajas?

Marta,
nem tudo o que é líder de vendas significa que é melhor... basta ver o próprio Windows!