sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ricardo Rio responde a uma das minhas dúvidas...

Ricardo Rio apresentou ontem a lista da coligação Juntos por Braga candidata ás próximas eleições autárquicas ao município de Braga.

Da apresentação desta lista destaco (como não é surpresa para ninguém) o real chuto no traseiro que Ricardo Rio deu ao actual numero um do CDS/PP na cidade de Braga. Ricardo Rio deixou bem claro que o facto de este ser o numero dois da lista, não significa que seja vice-presidente do executivo da câmara pois, salientou, o vice-presidente será uma escolha pessoal de Ricardo Rio.

Como militante do CDS/PP fico extremamente desapontado com este afastamento dos principais destinos da cidade a que o meu partido foi sujeito. Poder-se-à dizer que andou de cavalo para burro ou em linguagem futebolística que descemos de divisão.
Também como militante do CDS/PP desafio a actual direcção concelhia do partido a divulgar o acordo que efectuou com os partidos da coligação para a distribuição de lugares e, a divulgar também o acordo anteriormente efectuado, negociado pela direcção concelhia presidida pelo Miguel Brito.

Espero também que os militantes centristas de Braga tirem as suas conclusões. E que se questionem sobre o paradeiro do património politico construído nos últimos 10 anos pelo CDS/PP em Braga.

Eu, como todos já sabem, não fiquei nada surpreendido. Alias não esperava outra atitude de Ricardo Ri O que mais uma vez reforça a minha posição, de que o papel do CDS/PP nesta coligação não passa de puro e simples "lastro".

Vamos estar atentos. Sempre quero ver a posição do partido (concelhia do CDS/PP) no futuro próximo. E qual será a sua actuação. No mínimo, o que se pede é que honre e dignifique o acordo efectuado com a coligação. Para que o rombo no partido não seja ainda mais grave.

5 comentários:

Ramiro Brito disse...

Desde que arranjem um tachito aos "desempregados" do CDS... eles ficam contentes... pode ser que assim cheguem a algum lado... :)

Paulo Novais disse...

Para além disso, é melhor não se despedir já do emprego em Lisboa.
Mais vale um pássaro na mão...

C Costa disse...

Sou militante do PSD mas não posso deixar de lhes dar uma achega. Não sei o que diz o actual acordo nem o que dizia o anterior mas há uma coisa que lhes posso dizer.
Nos termos da lei, a designação da vice-presidência numa equipa de coligação tem um efeito meramente decorativo.
Quem substitui o Ricardo como Presidente em caso de ausência, doença ou morte é o eleito seguinte do PSD que neste caso creio ser a Filomena Bordalo.
A designação como vice-presidente era, pois, uma espécie de colar com eventual sentido político mas sem efeitos práticos. A não ser que alguém o quisesse pôr no prego... ;)

Rui Moreira disse...

Habemus emplastrum :)

Para mim, não é uma boa notícia para CDS de Braga, mas é uma notícia relativamente boa para os bracarenses: apesar da demonstração de fraqueza e aparelhismo extremos que a solução apresentada pelo CDS para n.º 2 revela, registo com agrado o "recado" de que o Ricardo Rio, caso vença, escolherá para vice-presidente uma pessoa da sua confiança pessoal e política, um verdadeiro braço direito.
Lealdade para com o parceiro da coligação sim senhor, mas, como bracarense, dou prioridade à colocação das coisas no seu devido lugar. Enough is enough :)

Se o CDS se pôs a jeito para perder força na coligação, azarito do CDS, o que não se pode é erguer um qualquer "Manuel Mota" a n.º 2 só porque o CDS de Braga sucumbiu por fim a uma "purga" patrocinada desde há muito tempo por Nuno Melo e Paulo Portas. Se para o bem de Braga o CDS tiver que reduzir-se À insignificância política, tanto pior para o CDS.

Resta-me dizer que aguardo com intensa curiosidade a divulgação das listas candidatas à Assembleia Municipal.

Paulo Novais disse...

Olá C. Costa

Obrigado pela sua visita e interesse no blogue.
Aqui não se trata de quem substitui o RR em caso de morte (salvo seja; vocês não o querem já morto, pois não?) mas sim do simbolismo que carrega um lugar de vice-presidente do município. E a força politica que o CDS/PP ganharia com isso. E no fim de tudo, o culminar de um trabalho de mais de uma década das concelhias anteriores. Nada mais.
Tudo o resto teria que ser conquistado a partir dos resultados do trabalho de uma equipa liderada por RR e pelo PPD/PSD. Sem sombra de duvida.

Nota: aliás, cá para nós, mesmo que o presidente da concelhia do CDS/PP fosse vice de RR, era bom saber que em situação alguma seria presidente. UUfff