quarta-feira, 29 de julho de 2009

Por muito que me custe publicar este post, a verdade é que ignorá-lo (ao MM) não o faz desaparecer (infelizmente).

No entanto, em vez de o comentar eu, vou ligá-lo a algo que li à pouco e que diz tudo o que queria dizer. Só que fizeram-no primeiro.

Assino por baixo.

Fonte: Fontes do Ídolo

12 comentários:

Nuno disse...

Eu acho a fotografia do cartaz do RRio má e a fotografia deste cartaz fraca.

No primeiro quiseram fazê-lo mais velho, este já é velho (e não há volta a dar-lhe).

Seja como for, acho que o RRio parte com vantagem. Chegou-se à frente primeiro e é muito activo (no blog, nas iniciativas, nos jornais...).

Parece-me cada vez mais certo que o PS vai mesmo perder as três eleições: as europeias, as legislativas e as autárquicas (em particular, em Braga).

Vai ser uma festa!

Ramiro Brito disse...

MUITO MAIS é de medo... na boca deste senhor muito mais Braga é muito mais negócios escuros, muito mais betão, muito mais esquemas, muito mais do mesmo... aquilo que se quer é MUITO MAIS TRANSPARÊNCIA, MUITO MAIS RIGOR, MUITO MAIS PLANEAMENTO, MUITO MAIS URBANISMO... enfim... MUITO MAIS MUDANÇA!!!!

Paulo Novais disse...

Nuno. Vou ter que discordar de algumas coisas que aqui disseste. Não por estarem erradas, mas porque sou um pouco (bem, muito) mais céptico do que tu.
Concordo em primeiro lugar que por muito que tentem, não conseguem fazer parecer o RR mais velho nem o MM mais novo. Acho que deviam assumir o que são. Ponto.
Relativamente à possível antecipação da campanha por parte de RR. Aí acho que estás errado. O MM está em campanha desde 1970 e qualquer coisa (não me recordo a ano exacto, mas também não importa). Já te esqueceste do fulguroso S. João deste ano? Queres melhor campanha? E as inaugurações que estão para vir?
O MM, como disse, anda nisto há muito tempo. É um velho dinossauro, que apesar de ferido e debilitado, pode a qualquer momento, em desespero de causa, inventar uma qualquer manobra que pode turvar mais uma vez a destreza eleitoral de alguns bracarenses.
Por isso, mais do que embandeirar em arco, RR e o seu "staff" deviam estar mais atentos e preocupados.
Vamos lá ver se eles nos conseguem proporcionar essa tal festa. Afinal ansiamos por ela há já umas décadas (nem acredito que disse isto).

Raul Rodrigues disse...

A imagem de Ricardo Rio, é o que é. Vê-se que não é uma imagem fruto da maquilhagem e de outros artifícios. Mostra-o tal e qual ele é.

Quanto à de Mesquita Machado, vê-se que é uma imagem irreal, fruto de retoques e pó-de-arroz, mostrando uma pessoa diferente dela própria.

Infelizmente, há muitos políticos que estão dispostos a tudo para parecerem o que não são.

Há quem chame a isto "Marketing Político". Mas este conceito de marketing não é nada mais nada menos, do que tentar vender dois pentes a um careca, porque um deles pode romper.

Nuno disse...

Meu caro Paulo,
és um provocador!

1.Vamos lá a ver, um céptico encosta-se à derrota (e deixa de sonhar...). É mais cómodo, eu sei. Mas não tem a mesma graça!

2.Quanto à campanha eleitoral. Se uma começou em 75, as asneiras não os largam! Aos poucos vão sufucando-os...

3.O S. João? Não é do PS, nem foi melhor do que noutros anos. Acho irrelevante.

4.E, mais do que ferido e debilitado, o PS de Braga está a falar sózinho... São uns tristes.

5.A candidatura do RRio tem as suas limitações, é evidente. Mas, tem também muito mérito. E o facto de se levantar a dúvida quanto à reeleição do próximo Presidente da Câmara aqui e nos jornais nacionais é já uma vitória.

6.E a verdade é que os dinossauros eram uns bichos impressionantes...,
mas estão extintos!

Nuno disse...

"Sufucando-os" está mal escrito, devia estar sufocando-os...

Enfim, eu em 75 estava na primária e, embora as maldades da lulu ainda não se sentissem como hoje em dia, a má influência socialista no ensino deixou as suas marcas nos erros ortográficos...(Estou a ser mauzinho!).

Rui Moreira disse...

Eu não podia estar mais em desacordo com a generalidade dos comentários no que diz respeito ao cartaz em si.

1. Concordo parcialmente com o Ramiro - "Muito Mais" é um slogan fortíssimo: podia ser bom, mas em Braga e aplicado a Mesquita Machado mete um bocado de medo...

2. Quanto ao resto, lamento desiludir-vos, mas vejam o olhar do homem. Eu não sei se MM tem noção, mas aquele olhar é, provavelmente, o maior património político dele. Não julguem que eu estou a brincar, é mesmo. O Mesquita aparece no cartaz a fazer aquele olhar que é conhecido por olhar "à Mesquita". E aquilo resume tudo o que o homem tem para acrescentar à máquina que o suporta. Goste-se ou não - do homem, do político ou do olhar - está ali a empatia com o povo que lhe permitiu ganhar todas as eleições até agora, está ali a liderança, está ali a frontalidade, estão ali até a manha, o instinto, a vivacidade e mesmo a esperteza saloia (não o digo em sentido pejorativo) que tantos lhe admiram.

Se repararmos, o cartaz está todo feito para realçar aquele olhar: a excessiva proximidade da fotografia (o Aníbal Duarte Corrécio do Braga Maldita acha que é para lhe cobrir a careca, também não está mal pensado hehe), as cores de fundo, as cores das letras, o excesso de "bronze", tudo manifesta apenas duas preocupações, ambas bastante avisadas - apagar o PS e realçar o olhar de Mesquita. E todos nós sabemos como se vota, muito mais em olhares do que em ideias.

Já sabemos qual é a ideia-força da campanha socialista (e é, não tenhamos ilusões): Mesquita Machado, Mesquita Machado, Mesquita Machado. E está bem jogado, é a melhor hipótese que têm de ganhar. E agora pergunto: será que aquela pessoa e aquele olhar não dirão qualquer coisa de bom a cerca de um quarto dos bracarenses (sensivelmente a votação que ele precisa para ter 45% a 50% dos votos expressos nas urnas? Pois é.


Em suma, o cartaz não está nada mau, não senhor...

Mas esta é só a minha opinião.

Ramiro Brito disse...

É como digo no "fontes do ídolo" ... continuam a dar-lhe os ases... concordo Rui... não explicaria melhor...

Paulo Novais disse...

Meu caro Nuno. Cepticismo não é sinónimo de derrotado, nem coisa que se pareça. Descrença ou incrédulo quer dizer que se tem sérias duvidas relativamente a qualquer coisa. E, neste momento ainda estou assim e relação à vitória da coligação. Mas não quer dizer que espero ser apenas cauteloso demais e no final verificar que não tinha motivos para isso.
Ainda acho, aliás parece que não estou só, que muito facilmente MM poderá, com ou sem olhar, sacar aos bracarenses os votos necessários.
Alias, também acho que o PS pensa qualquer parecida. Por isso a entrada para numero 2 do MM daquele que será o candidato de 2013 pelo PS.
Eles não dão ponto sem nó.
E eu só espero que a coligação esteja ciente disto e aja em conformidade.
E quero começar a acreditar como tu. Mas pelo que vi até agora, ainda não consigo.
E dizes que estas acções como as do S. João e a inauguração do prolongamento do túnel (o homem até chorou Nuno), Parque da Ponte, alcatroamentos, arruamentos, arrelvamentos (e outras merdas terminadas em "entos") não são acções de campanha. E que não enchem os olhos ás pessoas? Sem contar com aqueles, que aconteça o que acontecer (nem que MM morra antes) vão votar nele dia 11.
Quem me dera ter as tuas certezas.

Paulo Novais disse...

Muito Mais o quê, pá?


Ok Rui. Estavas a pedi-las.
Então aqui vai a minha pergunta para o engenheiro - "Ainda acha que merecemos atura-lo MUITO MAIS tempo?"
Curto e grosso... pronto.

Manuel Santos disse...

Desculpem lá esta intromissão.
Caro Raul Rodrigues, desde os tempos do Sá de Miranda (finais da década de 70), do tempo do Casulo, Ramiro Brito, João Granja, etc, que não te encontro. Mas tenho acompanhado a tua guerra solitária, na última dúzia de anos em prol da defesa dos espaços verdes de Braga.
Sei que hoje és um ilustre Prof. Doutor, estás mudado e apareces pouco em público.
Juntamente com alguns colegas do nossos tempo, estamos a pensar organizar uma jantarada para juntar à mesa o maior número possível de colegas.
Se não é pedir de mais, agradecia que entrasses em contacto comigo. santosmanuel51@gmail.com
Abraço

Nuno disse...

Concordo com o Rui, mas...

Graficamente acho que sobrepor a cor de pele (mesmo maquilhada) sobre o branco resultou mal.

O cartaz assusta! Pretendem meter medo?

Na minha modesta opinião, o cartaz devia cativar...

Claro que a política é uma luta e a dureza e a convicção mostram um líder com vida. Mas eu daria mais um passo à frente (o que nem sequer era muito difícil!).