quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ele é candidato...DAH!!!!


Tal como já havia dito neste espaço, bem como em artigo publicado no Jornal Diário do Minho, Mesquita Machado anunciou a sua candidatura á Câmara Municipal de Braga, nas autárquicas 2009. DAH!!! Que novidade!!! O que mais me intriga é que ele conseguiu mesmo o impacto que pretendia...viram-se publicações em jornais locais a questionar a sua candidatura...eu disse logo na altura: Ele já é candidato desde 2005. A teia que criou á sua volta, os interesses, as dependências financeiras, os esquemas mal explicados mas que sustentam muitas famílias de Braga...grande parte dos quais anda a passear em grandes máquinas e a viver em grandes casas, não lhe permite colocar sequer a hipótese de não ser candidato. Já não é uma questão de querer...mas sim de poder. Este é o mandato que MM pretende que seja de limpeza...de reorganização porque certo é que em 2013 não poderá ser candidato e aí o inquilino da Praça do Município pode não ser do seu controle. Há que apagar os rastos, os vestígios...há que preparar a Câmara para uma transição inevitável...como disse...ele tem de ser candidato! Problema é se o povo o tira de lá já este ano...vamos por mãos á obra para que isso aconteça

16 comentários:

João Rui disse...

Se querem ajudar não estraguem. Os 100 votos do vosso amigo Brito podem fazer falta...

Anónimo disse...

Ao Ramiro, uma musiquinha do TC que lhe assenta que nem uma luva: "Sonhador, sonhador...mas ao menos a sonhaaaaar...".
Eheh!

100 votos? De quem? Então ele não conseguiu duas duzias para ganhar a concelhia, vai conseguir 100??

Ramiro Brito disse...

Meus caros...poderia aqui explicar-vos uma série de coisas, nomeadamente a forma como as pessoas que hoje representam o CDS lá chegaram e etc...mas isso é assunto mais do que falado e a história fala por si e diz claramente quem estragou o quê.

Apenas duas notas a respeito:
- não falem por antecipação de candidaturas que não existem e não foram assumidas;
- o medo gere-se com inteligência e não precipitação e ignorância;

Abraço

P.S. Anónimo, não é bonito apontar o dedo e tentar ofender sem dar a cara... mas enfim, as atitudes ficam com quem as tomam.

Orlando Vilas Boas Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Orlando Vilas Boas Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Orlando Vilas Boas Silva disse...

Mais uma vez Braga fica a perder com a recandidatura do Engenheiro Mesquita Machado. Já não há palavras para caracterizar estes actos desesperados de arrumar a casa. Que futuro para Braga? O que encontrará o Dr. Ricardo Rio quando ganhar estas eleições? Uma coisa é certa, Mesquita Machado dará luta e é por isso que o sabor da vitória será ainda maior! Viva Braga!

Paulo Novais disse...

Meus caros,

Era mais do que esperada esta recandidatura. E a vitória de MM pode estar eminente. Todos sabemos que o MM tem muitos anos disto e sabe muito bem o que fazer e quando. E, infelizmente, sabemos que muita gente vota nos candidatos apenas pelo partido politico e, ainda pior, por meia dúzia de acções eleitorais de última hora. E os eleitores têm memória muito curta. E existe ainda o factor "este já se governou, quem para lá for...".

E, cá para nós, estou à espera agora que a coligação acorde (toca lá a para com o Xanax. Essa porra faz-vos mal) pois tem-se visto muito pouco e sempre mais do mesmo.

E, parece, que desta vez a coligação é só o PSD. Pois o CDS/PP anda lá pela capital, com outras prioridades. E os que cá estão... bem não sei... talvez não saibam bem como se faz!!!!....
Sei que vêm aqui mandar umas "patelas" anónimas, demonstrativas da forma e das técnicas que utilizaram para o assalto à Concelhia.
E estão sentados em qualquer canto, à sombra do Ricardo Rio, à espera de sinais que permitam certezas quanto a uma mudança definitiva para Braga. entretanto, mais vale um pássaro na mão que dois a voar.
Vá lá. Assumam que não percebem pivias. E que não querem mais nada senão um tacho na governação camarária.
Pensavam que este "tachinho" era só gerir o trabalho feito pelas anteriores concelhias? Pois enganaram-se. Porque a coisa está preta. E têm que fazer pela vida. e não é em cima das eleições. Pois ninguém vos conhece ainda. E assim vão ser mais um peso na coligação do que uma mais valia.
E mais importante. O meu nome é Paulo Novais e sou filiado no CDS/PP.
Façam o mesmo. Dêem a cara. Assim, pelo menos, demonstram um pouco de coragem...

Valha-nos o Ricardo Rio, merecedor da minha mais alta consideração e estima e, em quem eu deposito neste momento todas as minhas esperanças para mudar o rumo à minha cidade.

Sou Paulo Novais e filiado no CDS/PP.

Teresa Vaz disse...

Eu não sou filiada em nenhum partido mas leio sempre todos os blogs com interesse para perceber a diferença das pessoas e propostas.
Não me importa se o Rio tem CDS ou não porque acho que ele é hoje o rosto da mudança de que Braga precisa. Aliás, acho que além dos artigos no diário do minho do rui moreira e do ramiro brito, nunca houve CDS. Pelo menos por boas razões.
Conheço várias pessoas que relatam sistematicamente problemas pessoais do anterior líder do cds e que se disponibilizam a votar na coligação agora que ele saiu.
A vocês pergunto: como é que numa disputa que vai ser feita voto a voto, podem explicar o desperdício dos vossos numa candidatura para alimentar egos e vaidades?
Sim Ramiro, porque como lhe disse tento andar informada e já vi várias referências em blogs à candidatura do Partido da Terra, li o artigo do irmão dele e até o ouvi ontem numa rádio local a abrir caminho.
Vocês lá sabem...

Paulo Novais disse...

No meu ponto de vista, a coligação Juntos por Braga não pode depender de forma alguma, dos votos de uma eventual candidatura independente de Miguel Brito ou de outro qualquer cidadão que pretenda exercer o seu direito de se candidatar ás autárquicas.
Por essa ordem de ideias, outras coligações, partidos ou movimentos que se situem na esfera de possíveis votos da coligação Juntos por Braga não terão o direito de se candidatar pois estarão a contribuir para uma provável derrota desta.
MM tem ganho as autárquicas em Braga sucessivamente com várias forças candidatas à sua esquerda e não se queixa por isso. A vantagem esta em ter uma margem segura para uma vitória e saber captar votos de todos os quadrantes possíveis.
Todos os candidatos terão que fazer pela vida e, não começar desde já a limitar ou a usar a desculpa Santanista de "toda a gente me bate...".
Vamos lá a ser democratas e saber aceitar com seriedade todas as candidaturas e não procurar nelas desculpas para margens percentuais pouco seguras. É preciso, isso sim, trabalhar para não precisar dos votos de outras forças em disputa.
Isto é democracia.

Anónimo disse...

vocês acham mesmo que a coligação vai precisar dos vossos 100 (?)votos para alguma coisa???

Ramiro Brito disse...

Boa tarde...a anónimos pura e simplesmente não respondo...porque quem não dá a cara pelo que diz, não merece sequer essa deferência.

Cara Teresa Vaz, antes de mais quero dar-lhe as boas vindas a este espaço que é de todos os que querem discutir, opinar sobre qualquer tema da actualidade! Quanto ao seu post e no que diz respeito ás acusações sobre a vida pessoal do Miguel Brito, digo-lhe que pela sua intervenção parece-me uma pessoa com capacidade intelectual para saber que nem tudo o que se diz é verdade e que muitos dos que atiram pedras, são os que mais telhados de vidro têm. Quanto ao CDS do tempo em que eu lá estava (e apenas desse tempo falo porque agora nem um ai se lhes ouve) tenho de discordar de si. Alem dos meus artigos e do Rui Moreira que fico bastante agradado por me dar o privilégio de os ler, o CDS pautou-se por várias intervenções aos mais diversos níveis. Aliás, devo lembrar-lhe por exemplo que hoje ninguém estaria a discutir o famoso processo do ministério público contra o MM se o Miguel Brito não tivesse prestado as declarações públicas que desencadearam todo este fernesi. Mas ainda há mais, quer ao nível da assembleia municipal quer ao nível da CMB várias foram as intervenções, sugestões e projectos apresentados e debatidos. Posso dar-lhe o exemplo das propostas para o desenvolvimento turístico do concelho, o banco de emprego regional, o interface distrital de transportes...enfim precisaria de muito mais espaço para descrever tudo. Por último dizer-lhe apenas mais uma coisa...quando Braga era um concelho em que ninguém ousava sequer apontar o dedo frontalmente ao MM, houve alguem que o fez e que possibilita ainda hoje que muitas caras novas da política, usufruam de condições únicas para participar no debate político. Como nota final dizer-lhe o seguinte...tal como em 2005 quando ninguém o conhecia, em tb concordo que o Ricardo Rio poderá ser o rosto da mudança!

Cumprimentos

Ramiro Brito disse...

Peço desculpa pela maçada, mas só mais um comentário de rodapé...este blog permite que todos os comentários sejam publicados sem rastreio ou escolhas porque aqui o que conta é mesmo a opinião LIVRE de cada um. Pena é que outros até institucionalizados não o permitam. Assim fica dificil interagir com os eleitores.

Abraço

Paulo Novais disse...

Tens razão Ramiro.
Realmente procuramos que este espaço seja um local de troca de reflexões e de opiniões e são bem-vindas todas as pessoas e de todos os quadrantes.
Mas realmente falar por detrás da máscara do anonimato, quando o próprio Blog deles (http://cdspp-braga.blogspot.com) só permite comentários quando se está autenticado com uma conta é, no mínimo, uma grande lata.
Coragem e personalidade não se ganha como umas quaisqueres eleições à moda do Texas.
Ou se tem ou então... E pelos vistos...
Mas uma coisa é certa. Que estão preocupados estão. Pelo menos em se convencer de que não vale a pena estarem preocupados (como a avestruz, estão a ver...).
Por 100 votos se ganha, por 100 votos...
Tenho pena do Ricardo Rio. Da fava que lhe saiu em Dezembro passado no Bolo-Rei.
Mas com toda a certeza que apesar do "lastro", ele saberá encabeçar a oposição ao MM. E falo-à com toda a certeza com a determinação que o caracteriza. E que fez dele a mais séria ameaça ao Mesquitismo em Braga em todos estes anos.
Mas também tenho a certeza que respeitará todas as outras candidaturas que se apresentarem a sufrágio em Outubro e, ainda mais, não usará como desculpa para a inoperância de alguns sectores dentro da coligação, o facto de existirem outras forças e/ou cidadãos na corrida.
Mas isso, como disse, tem a ver com a tal coragem e personalidade. Nele reconheço com toda a certeza.

Luís Xavier disse...

Depois de ler os vossos comentários, dos oficiais, dos oficiosos e dos anónimos confesso que fiquei confuso.
Aparentemente todos estão de acordo que o Ricardo Rio é o melhor candidato para a gestão da Câmara de Braga e que é o melhor rosto que alguma vez se apresentou na oposição ao mesquita.
Ainda assim, ainda não sei se o Ramiro, mas pelo menos o Paulo Novais, acham que é "legítima" a apresentação de outras candidaturas na "área da Coligação" e até poderão apoiá-la.
Sem discutir as questões da "legitimidade democrática", ficam-me sérias dúvidas quanto à "bondade política" e aos reais anseios de tal opção, na medida em que se há um projecto em que se acredita e do outro lado um "alvo a abater" não se pode esperar conseguir esses objectivos apelando à dispersão de votos numa mera "afirmação pessoal".
Isto porque olhando para os resultados das últimas eleições, não acredito que Miguel Brito tenha os 7000 votos necessários para ser eleito, ultrapassando quer o Bloco, quer a CDU.
Logo, para que serve a candidatura dele? Para afirmar a diferença para o novo CDS? Para dizer que está vivo? Ou para fazer um frete ao Mesquita com quem almoça regularmente no Expositor?
Serão apenas questões de trabalho?
Apesar de morar em Braga há vários anos, só este ano fui "automaticamente" recenseado e irei votar cá pela primeira vez. Fá-lo-ia de outra forma porque acredito também que Ricardo Rio pode ser um excelente Presidente e um rosto de viragem na política nacional.
Cada um é livre de fazer o que quer mas faço votos que a vossa insanidade não seja o enterro do futuro de Braga.
Da minha parte, se isso acontecer, cuidarei de lhes dizer que não assinaram apenas a certidão de óbito da mudança, extinguiram-se também do ponto de vista político.
E estou certo que vários milhares de bracarenses do cds pensarão assim.

Paulo Novais disse...

Olá Luís Xavier

Obrigado pelo seu comentário, que foi, quanto a mim objectivo e expressou a suas dúvidas.
Em primeiro lugar deixe-me tentar esclarecer algumas para que, possa entender o meu ponto de vista.
Não preciso sequer que concorde com ele, apenas que o entenda.
Sou amigo pessoal do Miguel Brito. Quando decidi tornar-me politicamente activo, foi-o sem dúvida pelo projecto que ele encabeçava no CDS/PP e no qual eu me revia em muitos aspectos. O mesmo não acontece com o da actual concelhia do partido. E também pelo desejo absoluto de acabar de vez com o Mesquitismo em Braga. Mas também devo dizer-lhe que a forma como tudo se passou com as eleições concelhias do partido em Dezembro (e não vou aqui enumerar-las) me deixou relutante em relação a um projecto que pode integrar nele e em lugares de tal responsabilidade estas pessoas.
Estou neste momento para a politica como estou para a vida. Apenas gasto a minha energia, o meu tempo, em questões nas quais acredito.
Apesar de tudo, no outro lado da balança da coligação, está o Ricardo Rio o qual merece neste momento a minha confiança.
Também tenho a certeza que o Miguel Brito, se avançar para as eleições, o fará com um projecto próximo daquele que sempre quis para Braga. Ora se eu sempre me revi nele, terá boas condições para assim continuar.
Estou por isso expectante.
De uma coisa eu tenho a certeza. A coligação não se pode tornar refém outras candidaturas no seu quadrante politico. Terá que fazer pela vida. E, sinceramente, mas muito sinceramente, neste momento apenas sinto que a coligação apenas faz força para imaginar que vai ganhar. Pouco mais. E sabemos que tendo um dinossauro politico como MM como adversário, isso não chega à coligação.
E por outro lado também acho que outras candidaturas poderão forçar a coligação a reagir mais. A tornar mais incisiva a sua politica. A poucos meses que estamos das autárquicas. Contém-se só as inaugurações eleitoralistas que MM prevê fazer até Outubro. Vejam-se só as obras de embelezamento citadino que estão a ser feitas.
Em resumo e para ser claro e objectivo como o Luís Xavier foi: neste momento, como acontece há vários anos, acredito na coligação encabeçada pelo Ricardo Rio como a alternativa à mudança. Claro que anteriormente, com a presença do Miguel Brito na coligação me revia ainda mais, não o escondo.
Mas também não fecharei os olhos nem taparei os ouvidos a outras propostas que possam surgir. Afinal, duas cabeças pensam melhor que uma, três cabeças...
É disso que falamos quando dizemos a palavra "Democracia".

Um último remate para a parte em que fala em extinção politica. Penso que o Miguel Brito, com a vivência e experiência politica que tem, tomará todos esses aspectos em conta. E, qualquer que seja a sua decisão e as consequências dela, duma coisa tenho a certeza: ele assumir-las-à, disso rstou certo.
Por último, se acha que a candidatura de qualquer pessoa que não consiga ser eleito (mesmo sem a mínima possibilidade disso) não serve para nada, então porque realizamos eleições livres e não colocamos os lugares a concurso.
Porque tentamos manter viva a democracia? Porque tentamos que em cada um destes actos livres surjam hoje aqueles que poderão ser os nossos lideres amanhã?
Como teria surgido anos atrás o Ricardo Rio que é hoje sinónimo de possível mudança para Braga?
Então Luís Xavier? Para quê?

Agradeço a sua participação. Espero que não tenha ficado com dúvidas quanto à minha posição.

Ramiro Brito disse...

Caro Luis Xavier,

De uma forma sintética tenho a dizer-lhe, de modo a esclarecer as suas dúvidas, o seguinte:

1. Entendo ser legítima QUALQUER candidatura que possa trazer algo de novo á campanha, até porque, como tive oportunidade de dizer na última assembleia municipal de Braga, nem sempre existem apenas dois caminhos. Por outro lado sempre entendi (e diversas intervenções públicas o comprovam) que o mal da política portuguesa era a escassez de saídas e falta de perspectiva para perceber que as soluções não se esgotam nas alternativas tradicionais, ou por outra, nas formas tradicionais. Aliás, olhemos para grandes parceiros europeus e saibamos fazer a leitura da evolução em termos de maturidade política.

2. Quanto a almoços e jantares no restaurante x ou y, meu caro, a pequinês intelectual e a forma excessivamente falsa e representada com que os políticos bracarenses lidam com esta situação é a primeira mostra da sua pouca capacidade de viver em sociedade. Aliás, se calhar a diferença é que muitos vivem da política, outros têm carreira, empregos conseguidos com esforço e provas dadas e não pela intervenção do membro A ou B do partido. Não se engane... todos interagem, só que uns fazem-no ás claras porque nada têm a esconder.

3. Quanto a morte e enterros políticos dizer-lhe que já estou habituado a esse tipo de ameaças ou considerações, só que normalmente vinham do lado oposto, quando incomodávamos... curioso, agora vem do nosso lado, como se diz numa rádio portuguesa..."vale a pena pensar nisto"... pense!

4. The last, but not the least. Acredite ou não... quem deve favores e faz jeitos não está aqui, caso contrário, faríamos como tantos fizeram ao longo destes anos e cederíamos á tentação...

Abraço