quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CEJ Braga apenas superou as expectativas daqueles que achavam que a CEJ devia ser uma festa de garagem de um grupo de amigos



Ricardo Rio
in RUM
2013-01-03


Um “fracasso” feito por um conjunto de “meninos mimados” da juventude socialista. Foi esta a forma encontrada por Ricardo Rio para adjectivar Braga 2012: Capital Europeia da Juventude.

O líder da Coligação Juntos por Braga foi duro nas palavras na hora do balanço provisório da CEJ, uma vez que o definitivo apenas poderá ser feito daqui a um ano, quando se perceber o real impacto do evento para a cidade.

Ricardo Rio diz que Braga 2012 apenas superou as expectativas daqueles que achavam que a CEJ devia ser uma festa de garagem de um grupo de amigos.

“Devo dizer que a minha expectativa não era de que a Capital Europeia da Juventude fosse uma realização de um grupo de amigos que resolve fazer umas festas de garagem e juntar os colegas para fazer uma coisa divertida. Se fosse essa a minha expectativa, eu diria que a CEJ teria superado as minhas expetativas. De facto, o grupo de amigos que se juntou e de correligionários partidários que se juntou à volta da organização da CEJ conseguiu superar esse limiar, mas superou esse limiar de uma forma verdadeiramente atabalhoada”.

Ricardo Rio diz mesmo que a Fundação Bracara Augusta, que assumiu a Capital Europeia da Juventude não estava preparada para realizar o evento.

“Superou de uma forma atabalhoada porque como nós enfatizamos desde a primeira hora, o PS de Braga e a JS de Braga, que tomou de assalto a coordenação da CEJ, recebeu nas mãos um presente para o qual, aparentemente não estava preparada. Recebeu uma proposta de realização de um evento de dimensão europeia, recebeu um conjunto de propostas de iniciativas que poderiam ser concretizadas durante este ano, recebeu um conjunto de sugestões de investimentos que deveriam ser concretizados também durante este ano, e a partir daí fechou-se sobre si própria”.

O líder da Coligação Juntos por Braga atirou que o programa da CEJ não tinha um fio estratégico condutor e que os jovens portugueses não se aperceberam da existência da Capital Europeia da Juventude.

“Nós podemos reconhecer que o site era muito atrativo, que o Facebook tinha muitas visitas, mas para quem sai das fronteiras de Braga nós ficamos a perceber que a Capital Europeia da Juventude passou completamente à margem da juventude portuguesa. Nem sequer os jovens nacionais tiveram consciência, na sua maioria, de que Braga era a cidade que acolhia este evento durante o ano 2012”.

Críticas de Ricardo Rio, apontando como desastrosa a forma como decorreu a Capital Europeia da Juventude, durante este ano na cidade de Braga. Uma Capital que, segundo o líder da Coligação Juntos por Braga, ficou por cumprir.

Mesquita Machado, o presidente da autarquia não perdeu tempo a responder à oposição. “Eu penso que num ano com fortes restrições financeiras, em termos globais, sem entrar em pormenores foi um evento com grande sucesso, embora haja sempre aquelas más linguas que gostam sempre de dizer mal de tudo e de todos e por melhor que fosse o programa estariam sempre a dizer mal. Já sabemos que há sempre as chamadas ‘carpideiras político-partidárias’ que gostam sempre de dizer mal mesmo quando as coisas são positivas”. Mesquita Machado a rebater as críticas feitas por Ricardo Rio à CEJ.

Ainda assim, o presidente da Câmara escusou-se a fazer um balanço do evento, até porque o mesmo será feito nos próximos dias por Hugo Pires, presidente da Fundação Bracara Augusta.

RUM

Sem comentários: