quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Novidades Rua do Souto

O blogue nasceu está a fazer anos, três para ser mais preciso; e como todo o que cresce, também amadurece.
Ao crescer perdemos dentes, ganhamos "pintelhos", deixamos os Legos, volta-mos-nos para a Playboy, esquecemos a Branca de Neve, mas tomamos consciência, de que também nós fazemos parte de uma história que é escrita todos os dias.
E que todos somos personagens, ás vezes simples figurantes, desta mesma história. Pois acontece também aqui na rua. Alguns dentes vão caindo, muitos pintelhos vão crescendo.

A rua pretende neste novo ano que se avizinha, promover algumas mudanças. E nessa sequência perdeu alguns dos seus colaboradores e está a efectuar novas aquisições. Vamos virar-nos também para a juventude. Porque afinal também eles estão a iniciar a sua participação nesta história de todos nós, que é a história de vida.

A Rua do Souto continuará a ser um blogue democrata, que dará ouvidos a todos; e a todos permite total liberdade de expressão. Mas assume aquilo que toda a gente sabe, somos um blogue de direita.

A Rua do Souto não aderiu ao acordo ortográfico. Não evitará que os seus autores o façam, mas somos portugueses e um facto é um facto. O fato veste-se, merda.

Este ano iniciará, com toda a certeza, mais uma batalha politica pela conquista da câmara municipal de Braga, já em 2013. E sem pretensiosismo, com o devido respeito, a Rua do Souto será um local que espelhará a ânsia de tantos milhares de bracarenses: a tão desejada mudança.

Já todos sabemos que desta vez haverá uma grande mudança; pelo menos à liderança do actual partido no poder. Que levará também, à mudança do candidato desse partido à liderança da câmara. Os candidatos já se conhecem: António Braga, que de Braga só tem o nome, e Vítor de Sousa ou Hugo Pires.
Sim, o Hugo Pires. Porque apesar da aliança para a concelhia do PS em Braga, que este promove com o actual vice-presidente da câmara como candidato a essa mesma concelhia, logo como provável candidato a candidato, cheira-nos, aqui na rua, que estamos tão perto do edifício camarário, que por lá o cozinhado pode ser outro. Podemos ter como prato de entrada, Vítor de Sousa à concelhia e, como prato principal, Hugo Pires a presidente da câmara.
Assim uma espécie de: coças-me a costas que eu coço-te as tuas.

Independentemente destas lutas internas do partido no poder camarário, a luta que nos toca a nós é muito maior e muito mais complicada. E complicada porque o PS está na câmara e com maioria. E nós, oposição, nada mais temos feito nestes últimos anos, do que vindo a ser um ligeiro incomodo à sua governação. O partido socialista continua na senda da sua gestão ruinosa para a cidade, quer no plano económico, pois Braga não possui nenhuma referência nesta área que catapulte a região para a importância e o peso que merecia e devia ter a nível nacional, até mesmo europeu; quer também com o velho problema do urbanismo e ordenamento territorial que transformou esta cidade num verdadeiro conjunto de guetos habitacionais, que não proporcionam nenhuma qualidade de vida às pessoas que neles vivem, e que neles investiram muitas vezes, o fruto de vidas de trabalho.

Está na hora de fazer mais; está na hora de fazer melhor. Já sabemos que a oposição ao candidato socialista à câmara, quer pela coligação ou pelo PSD sozinho, terá uma vez mais Ricardo Rio como rosto. Cabe-lhe desta vez o ónus de combater a candidatura do PS à câmara municipal, e não menos, também um novo candidato. Se será melhor? Estará o PS mais fragilizado assim? Sabemos que está divido neste momento pelo apoio aos já assumidos candidatos a candidatos, mas isso será história antiga, logo após as eleições para a concelhia. Por isso, o PS pode apresentar-se com toda a sua força e toda a experiência de uma vigência de mais de 35 anos de poder. E quando falamos de poder...
Estará talvez na altura de começar a limpar os fúsis.

O nosso painel de autores: Contactos

Sem comentários: