quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UE suspende sexta tranche até Grécia cumprir acordo

Os líderes europeus recusam renegociar os requisitos para o segundo resgate da Grécia e vão bloquear a ajuda urgente de 8 mil milhões de euros ao país, caso Atenas não aplique os ajustes exigidos, segundo a imprensa espanhola e francesa.

Segundo a agência Europa Press, que cita o jornal Le Monde, essa é a mensagem que o presidente francês, Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã, Angela Merkel, vão transmitir ao primeiro-ministro grego, George Papandreou, durante a reunião desta tarde.

Nesse encontro vão participar também a directora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e os representantes das instituições da União Europeu.

Recorde-se que a ajuda de 8 mil milhões de euros, que corresponde à sexta tranche do primeiro resgate à Grécia, foi aprovada a 21 de Outubro, depois de vários atrasos da Grécia na aplicação de medidas de austeridade acordadas.

O Le Monde refere que tanto a União Europeia como o FMI consideram «inimaginável» entregar os 8 mil milhões de euros depois do anúncio do referendo. Segundo o mesmo jornal os líderes europeus vão pedir também a Papandreou que questione directamente os cidadãos gregos sobre se desejam ou não sair da moeda única.


http://www.abola.pt

Sem comentários: