quarta-feira, 16 de novembro de 2011

[ mais gregos clássicos ]

«ANAXÁGORAS: Se você tem razão, posto que eu não sou você, você não pode ter
verdadeiramente razão, ó Sócrates. É necessário então que eu ainda reflita. É necessário que, retomando o que você me disse, e partindo do estado no qual você colocou o meu pensamento, tendo combatido e vencido, eu encontro finalmente uma razão em mim que, por sua vez, contém a sua própria e justifique, entretanto, minha opinião precedente. E isso sob pena de minha morte.Pois de outro modo, ao que rimaria minha existência?

«SÓCRATES: Que orgulho! Anaxágoras... O orgulho é o sentimento de ser nascido para alguma coisa que somente nós podemos conceber, e esta coisa [é] mais grande e mais importante que todas as outras. [...]/ A coisa que eu quero deve ser sempre superior àquela que quer qualquer outro. Tal é o orgulho. Ele não emana das coisas feitas nem daquilo que se é.»

in "Orgulho por orgulho", Diálogo socrático

Sem comentários: