quarta-feira, 19 de outubro de 2011

IBM entrega 15 mil euros a investigadora da Universidade do Minho

Pela primeira vez o Prémio Científico IBM foi, em Portugal, entregue a uma mulher. Alexandra Silva, investigadora da Universidade do Minho, recebeu esta semana o galardão, na instituição de ensino pela qual se licenciou, em Braga.

A jovem de 27 anos é a vencedora da 21ª edição do prémio, que visava distinguir os melhores trabalhos de investigação publicados no ano de 2010 na área das Ciências da Computação e Tecnologias de Informação.

Denominado "Coálgebras de Kleene", o trabalho escolhido assenta numa generalização de um resultado clássico em teoria de computação, o Teorema de Kleene, apresentando uma nova abordagem sobre a forma de derivar linguagens de expressões regulares para modelos de computação.

Para além de Alexandra, foi distinguida outra investigadora: Maria Almeida, do Instituto Superior Técnico, que recebeu uma Menção Honrosa, pela nova abordagem à focagem de imagens proposta pelo seu projeto. Fotografia, vídeo vigilância, imagiologia médica, astronomia, observação remota ou televisão, são algumas das áreas que poderão beneficiar do método proposto pela cientista.

Nos últimos 20 anos, passaram pelas mãos do júri perto de 300 trabalhos, com as áreas das telecomunicações e ciência dos computadores a assumirem-se como as mais premiadas, revelou o presidente da IBM Portugal, em jeito de balanço.

A entrega do prémio, no valor de 15 mil euros, decorreu durante uma cerimónia, presidida pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que destacou a importância do papel das empresas privadas no apoio à Ciência.

"Não o conseguimos fazer sem este apoio que é fundamental", afirmou o ministro, destacando também o "imenso valor" da "continuidade e persistência" da iniciativa. "A excelência deriva do esforço e persistência. E nós temos de apostar nos jovens, são eles que vão melhorar o nosso país", concluiu.

http://tek.sapo.pt/noticias/

Sem comentários: