quinta-feira, 7 de julho de 2011

Trichet: medidas extra são «muito, muito boas»

O presidente do Banco Central Europeu elogiou esta quinta-feira o anúncio de medidas do Governo português que vão além do acordado com a troika (FMI, BCE e UE).

«No caso do governo português sublinho que foi muito, muito bom que alguma decisões tenham sido tomadas pelo Governo que vão alem do que é o programa [da troika]», disse Jean-Claude Trichet aos jornalistas na habitual conferência após a reunião mensal do conselho de governadores.

«Por exemplo, a lista de privatizações vai mais longe que o programa e isso é algo que considero positivo. Temos também uma decisão que não está no programa, que é a taxação do subsídio de Natal», sublinhou Trichet.

O BCE decidiu esta quinta-feira que suspender o valor mínimo para aceitar dívida pública como colateral para os empréstimos bancários, uma medida de «excepção» para Portugal.

Esta foi, justificou Trichet, «em certa medida, uma resposta imediata» às agências de rating, principalmente à Moody`s que, há dois dias, colocou a nota da República portuguesa em «lixo».

Se a S&P, Fitch e a canadiana DBRS decidirem pelo mesmo caminho, as obrigações portuguesas deixariam de servir como garantia nos empréstimos de emergência aos bancos, já por si num momento de difícil acesso ao financiamento.

Assim, o anúncio hoje do BCE determina que, mesmo que as agências cortem a notação de Portugal, a instituição vai continuar a aceitar dívida pública nacional como colateral.

www.agenciafinanceira.iol.pt/m

Sem comentários: