quinta-feira, 7 de julho de 2011

NATO: "Jogo terminou" para Kadhafi

Os aviões da NATO inutilizaram mais de 600 tanques e peças de artilharia líbios e destruíram mais de 800 depósitos de munições desde o início da campanha na Líbia, anunciou hoje em Bruxelas o secretário-geral da Aliança.

Anders Fogh Rasmussen também confirmou um encontro em 13 de Julho, na sede da NATO, com uma delegação do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) liderado pelo seu responsável diplomático Mahmud Jibril.

O secretário-geral da NATO disse que os cerca de 100 dias de campanha aérea também garantiram outros resultados significativos, incluindo o bloqueio dos esforços das forças leais a Muammar Kadhafi para controlar as zonas do país ocupadas pelos rebeldes.

"A actual situação é desfavorável a Kadhafi, a sua capacidade económica para manter a guerra está a diminuir, os seus generais e ministros estão a desertar, a comunidade internacional voltou-se contra ele", referiu em conferência de imprensa. "Para Kadhafi, o jogo terminou", garantiu.

Rasmussen confirmou alguns avanços das forças da oposição nas últimas semanas no oeste do país, mais reconheceu que ainda não ser possível garantir a amplitude do seu progresso.

As observações do líder da NATO surgem num momento em que vários participantes na campanha aérea já admitiram uma progressiva redução do seu envolvimento. De início, a campanha militar aliada tinha por objectivo desferir um golpe devastador e que permitisse à oposição uma rápida conquista do poder.

www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1899302&seccao=%C1frica&page=-1

Sem comentários: