domingo, 10 de julho de 2011

E agora Moody's?

Lagarde alerta para a necessidade dos EUA aumentarem nível da dívida

Em entrevista à estação norte-americana ABC, Lagarde disse esperar que os dois partidos cheguem a um compromisso até à data – 2 de Agosto – que a Casa Branca deu como limite para o Congresso aumentar o tecto máximo do endividamento dos EUA, que chegou ao seu limiar a 16 de Maio.

Apesar do impasse nas negociações, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, assegurou hoje que o país não deixará de cumprir os seus compromissos financeiros. “Os Estados Unidos não entrarão em default” (incumprimento da dívida), reforçou.

De acordo com o que já dissera, os Estados Unidos terão esgotado, a 2 de Agosto, os recursos que lhe têm garantido sobreviver sem ultrapassar o máximo de 14,3 biliões (milhões de milhões) de dólares de dívida atingida em Maio.

Ao afirmar que “os dirigentes do Congresso compreendem” o que está em causa, Geithner tenta pressionar a oposição republicana (em maioria na Câmara dos Representantes) para fazer aprovar o aumento desse tecto máximo – que corresponde a 93 por cento do Produto Interno Bruto previsto para este ano. Mas ainda ontem John Boehner, o republicano que preside à Câmara dos Representantes, rejeitou em comunicado chegar a acordo com a Casa Branca.

Neste quadro, Christine Lagarde alertou para as “consequências devastadoras” que uma eventual entrada dos Estados Unidos em incumprimento teria a nível mundial, dizendo mesmo que não quer imaginar sequer um cenário desses.

Fonte: Publico

Sem comentários: