quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sondagens à moda do Porto...

O PSD (36%) deixa o PS (31%) para trás e o próximo Parlamento terá uma maioria de Direita. O Porto é crucial nessa inversão de forças: os sociais-democratas somarão mais cinco a sete deputados do que em 2009, de acordo com uma sondagem da Católica para o JN.

A primeira semana de campanha foi negativa para o PS. De acordo com uma sondagem da Universidade Católica para o JN, o PSD mantém a sua votação (36%), mas os socialistas estão em perda acentuada (31%). O empate que persistiu durante semanas desaparece: a diferença entre os dois partidos é agora de cinco pontos percentuais e a margem de erro para uma sondagem com quase quatro mil respostas válidas (com voto em urna) é de apenas 1,6%.

Para além de apontar um vencedor claro, a sondagem permite perceber que é quase garantida uma maioria absoluta de Direita (soma dos deputados do PSD e do CDS-PP) na Assembleia da República. No pior dos cenários projectados pelos especialistas da Católica, os dois partidos da Direita teriam 115 deputados; no melhor, terão 130. A maioria absoluta consegue-se aos 116.

Analisadas as projecções de deputados círculo a círculo, é o do Porto que mais contribuiu para a vitória do PSD e até para uma maioria absoluta de Direita. A confirmar-se a sondagem, os sociais-democratas conseguirão mais cinco a sete deputados do que nas Legislativas de 2009. Nem em Lisboa, o maior círculo eleitoral do país, a viragem será tão pronunciada. Na capital, aliás, o PS ainda se bate pelo primeiro lugar.

Curiosamente, o CDS-PP, que está a crescer em todo o país, poderá perder um dos seus quatro deputados no Porto. Bloco (3)e CDU (2) ficam iguais.

http://www.jn.pt/eleicoes/legislativas2011/Interior.aspx?content_id=1867508

Sem comentários: