domingo, 5 de junho de 2011

Resumo da noite eleitoral

Vencedores da noite:

Portugal - Viu-se livre de Sócrates, das suas mentiras e da realidade virtual em que vivia. Tal como pedia Manuela Ferreira Leite, Sócrates nem na oiposição fica. Ou seja, o PS também tem tudo para voltar a ser decente. Isto não é uma vitória menor. A partir de hoje estamos prontos a enfrentar os desafios do futuro.

PSD - Ganhou as eleições de forma clara e com um projecto de mudança difícil.

CDS - Reforçou a sua preponderância no mapa político portuguÊs, num contexto que era propício à bipartidarização do nosso sistema político. Se não fossem as tendências esquerdistas de última hora, talvez tivesse tido um resultado histórico.

CDU - Mostrou quem manda à esquerda. Provou quem tem a história, a implantação social e a coerência que fazem desta força polítcia um valor seguro entre os partidos anti-sistema.

Perdedores da noite:

PS de Sócrates - Acabou, finalmente, o pesadelo. O PS perdeu de forma clara, apesar de toda a manipulação, de todas as mentiras. O crime não compensa. Na noite eleitoral tivemos o prazer de ver que a classe jornalística recuperou a curiosidade perdida face às trapalhadas de Sócrates. O PS é um grande partido e vai regenerar-se. A bem do país.

BE - Não foi bem o BE que perdeu. A UDP, a Política XXI e o PSR é que perderam com estrondo. Louçã disse hoje uma grande verdade: aprende-se mais com as derrotas do que com as vitórias. Espero que o BE tenha aprendido que na hora do aperto a luta está com o PCP. A esquerda que se esperava que o Bloco fosse é uma esquerda moderna e não uma recauchutagem dos extremismos dos anos 70.

Paisagem do distrito de Castelo Branco - Sócrates vai voltar à sua vidinha. Aos albicastrenses, a minha solidariedade neste momento difícil.

6 comentários:

Nuno disse...

- abstenção: escândalo!

+ derrota imensa de Sócrates: excelente!

+/- PSD ganhou com mais de 10% de votos que o PS.

+/- CDS cresceu pouco.

+/- PCP à prova de bala!

+ BE: como o líder não se demitiu, o Bloco vai continuar a descer o que é muito bom.

Sérgio disse...

Ainda acrescento, no lado dos vencedores, o Fernando Nobre! Sempre vai conseguir a presidência da AR.

Nuno Sá disse...

Penso que o Nuno disse tudo, muito bem resumido...O CDS e o PSD não ganharam tanto quanto se diz na praça. O PSD deveria ter tido um vitória esmagadora por maioria absoluta, resultado mediano à imagem do líder. O CDS foi menos do que mais, mesmo assim, subiu...pouco para a margem q tinha. Salvou-se a parte já prevista, integrar o futuro governo! PS, pior resultado dos últimos 20 anos, esperava-se. CDU, grande força demonstrada, quando toda a esquerda desceu, estes ainda conquistaram um deputado. BE caiu abruptamente...surpresa? A queda sim, a grande queda não, tem de rever alguns princípios básicos do B-A-BA do política! Força MPT :)

Rui Moreira disse...

Eu não sei se a vitória do PSD era assim tão óbvia. Portugal tem pouca cultura democrática, é raro um tipo instalado no poder concorrer e perder.

1. Normalmente as viragens fazem-se quando os líderes saem, este líder não saiu.

2. A 2a razão para considerar que o PSD teve um grande resultado é que a sua base de apoio social tem sofrido um amplo desgaste desde 1995. A excepção foi Durão, mas contra Ferro, é bom não esquecer. De resto, o PSD tem tido frequentemente maus resultados, o que provocou erosão na sua base de apoio social. Há hoje menos pessoas que se identificam como sendo do PSD do que havia há 20 anos, não tenham a menor dúvida.
3. Por último, o PSd teve a coragem de ter feito campanha a desafiar as convenções do main stream político português relativamente ao lugar do Estado na sociedade. Por isso e por ter apresentado um programa de austeridade, Passos perdeu votos: em Bragança disse que as portagens iam ficar; falou da TSU, comprometeu-se firmemente com o programa da troika e disse que era conveniente irmos mais longe ainda.


Por tudo isto, não me parece que recuperar 20% de votos para os seus competidores directos de 2009 seja um resultado fraco, longe disso.

E que dizer do CDS? Num contexto de grande crescimento do PSD, cresceu também. Uma novidae e um grande resultado da direita.

O BE teve uma derrota que pode ser uma importante lição para o futuro e uma oportunidade de crescimento. O mal do Bloco foi ter querido disputar com o PCP o eleitorado utópico, que acha possível que o país se safe sem pagar aos credores e sem recorrer aos credores. Ora, esse eleitorado é o do PCP. O eleitorado do Bloco acha piada ao Louçã e tal, mas na hora do aperto quer soluções realistas, não quer miríades ideológicas.

Uma última nota quanto à abstenção: a ser verdade que estes 40% são calculados sobre uma base de 9.600.000 pessoas, então parece-me que a abstenção real foi bastante baixa até.

Nuno Sá disse...

A vitória era mais do que óbvia, nunca nenhum destituído se recandidatou (não tenho a certeza), a imagem do Socrates estava desgastada em todos os sectores,sem excepção! Durão, foi o último grande líder, com o verdadeiro nome, PPC não terá o perfil de líder na minha modesta opinião. Não acho que tenha ganhado 20% dos votos, penso que os socialista abstiveram-se em grande parte, quem votou, foi para mudar! Continuo a achar o resultado do CDS normal, mais negativo do que positivo ;) É Buuuuuuuuuuuuuuuda!

Nuno disse...

Não me interpretem mal.

Vendo a cena de Portugal, o PSD teve uma grande vitória! Teria sido uma excelente vitória se chegásse à maioria.

Quando, falando do PSD, escrevo +/- é porque tenho dúvidas em relação aos laranjas (serão doces, serão amargas?). O PSD no Governo porta-se mal vezes de mais!...

A mim preocupa-me Portugal e o futuro dos portugueses.

[a rematar, eu sou optimista! E estou tranquilo. De facto, o PS e os governos de Sócrates fizeram imensamente mal à nossa sociedade!!! O governo do PSD e do CDS deve ser encarado como uma benção dos céus!...]