quarta-feira, 29 de junho de 2011

“a Europa está [cá] para ajudar"

As próximas horas serão «decisivas» para a Grécia, mas também para a zona euro e para a economia mundial, considerou hoje o presidente da UE, Herman Van Rompuy.

“Há momentos decisivos e as próximas horas serão decisivas, fundamentais para o povo grego, mas não apenas para o povo grego, também para a zona euro e mesmo para a estabilidade da economia mundial”, afirmou Van Rompuy no Parlamento Europeu.

O Parlamento grego deve votar na quarta-feira um impopular plano de austeridade, que prevê cortes avaliados em 28,4 mil milhões de euros até 2015, e privatizações para angariar 50 mil milhões de euros.

O programa foi acordado na semana passada com os doadores internacionais da Grécia, que exigem a sua aprovação para desbloquear um empréstimo de 12 mil milhões de euros, que permitirá a Atenas cumprir o pagamento da dívida em julho.

Neste contexto, Van Rompuy apelou aos dirigentes políticos gregos para “assumirem as suas responsabilidades”.

O presidente da UE reconheceu que o programa de austeridade é “duro”, mas assinalou que “a Europa não é a fonte dos problemas”.

“Os problemas foram criados há 10 anos, por falta de [responsabilidade] política, por falta de vigilância” das contas do país, acusou, denunciando nomeadamente a “fraude fiscal maciça” no país.

Herman Van Rompuy assegurou que “a Europa está [cá] para ajudar, para que o país tenha tempo de recuperar o seu equilíbrio e para voltar ao caminho do crescimento”.

por Agência Lusa,
Publicado no "i" em 28 de Junho de 2011

1 comentário:

Nuno disse...

«Oposição grega vai votar a favor do novo pacote de austeridade»

http://rr.sapo.pt/