quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ditador da Síria tenta matar a Revolução de Jasmim ( mas não vai conseguir )

O Reino Unido e a França vão apresentar no Conselho de Segurança das Nações Unidas uma resolução a “condenar a repressão” na Síria, anunciou o primeiro-ministro britânico David Cameron.

A resolução pretende condenar a repressão do regime de Bashar al-Assad contra os opositores que “segundo relatos credíveis já causou um milhar de mortos e levou à detenção de cerca de 10 mil pessoas”, sublinhou David Cameron.

“Não devemos ficar em silêncio perante este escândalo, e não ficaremos”, adiantou o primeiro-ministro britânico, que considerou “totalmente inaceitável” a repressão sobre os protestos na Síria. “Em Nova Iorque, o Reino Unido e a França vão apresentar uma resolução para condenar a repressão, pedir contas e obter o acesso da ajuda humanitária”, adiantou. O Conselho de Segurança da ONU deverá reunir pelas 15h00 em Nova Iorque (20h00 em Lisboa) para debater o projecto de resolução, segundo fontes diplomáticas citadas pela AFP.

“O projecto foi redigido pela França, o Reino Unido, a Alemanha e Portugal”, especificou Cameron. Na terça-feira o chefe da diplomacia britânica, William Hague, já tinha dito que o Reino Unido iria “persuadir outros países sobre a necessidade de o Conselho de Segurança da ONU se manifestar”.

Na resolução será feito um apelo ao Governo sírio para que “responda às reivindicações legítimas da população, liberte os prisioneiros políticos e levante as restrições em relação aos órgãos de informação e à Internet”, adiantou a AFP.

“O Presidente Assad está a perder a sua legitimidade. Deve fazer reformas ou retirar-se”, considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico. Os últimos dias têm sido marcados por confrontos na cidade síria de Jisr al-Shugour, onde a televisão estatal adiantou, na segunda-feira, que foram mortos 120 polícias por “gangs armados”, tendo o ministro do Interior, Mohammad Ibrahim al-Shaar, prometido que as autoridades responderiam a estes alegados ataques “com firmeza e toda a força”.

Centenas de pessoas estão a atravessar a fronteira para a Turquia para fugir aos confrontos e as autoridades turcas já adiantaram que não fecharão as portas a quem procurar refúgio. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan adiantou que a Turquia está a acompanhar a situação e apelou à “tolerância” das autoridades de Damasco.

http://www.publico.pt/Mundo/reino-unido-e-franca-vao-apresentar-na-onu-resolucao-contra-a-siria_1498055

Sem comentários: