quarta-feira, 18 de maio de 2011

Propostas do PS na área da cultura

Com o Novas Oportunidades já se entra em Medicina

Estudantes indignados com entrada de aluno das Novas Oportunidades

530 alunos entraram na universidade sem acabar o liceu

'Melhor' aluno chegou à faculdade sem acabar o liceu

Fonte: Albergue Espanhol

9 comentários:

Marta Ferreira disse...

Deixo também uns vídeos para as horas vagas. Um é sobre a avaliação externa (feita por um Ex-Secretário de Estado do PSD) do Programa Novas Oportunidades, e o outro é o testemunho do "patrão" do Pingo Doce.


http://videos.sapo.mz/3iornCzOVIiGJOaAc9hU

http://www.youtube.com/watch?v=F1S0tVUuJ20

Comentando os links... dizer-te que não me aflige nada que o tal Tomás tenha entrado na Universidade, e fico satisfeita se tiver o mesmo sucesso que os outros no seu percurso académico. Afinal, também existem os exames ad hoc para maiores de 23 e o chamado "ano 0".

Em relação ao Pedro (o que entrou em medicina), apenas ocupou a vaga que estava disponível para o estatuto de alta competição... como conheço outros, que entraram noutros anos no mesmo curso e noutros. Mas quem criou este estatuto não foi o Sócrates, foi o Cavaco... :)

Paulo Novais disse...

Vou ver os teus links, também.
Depois respondo em conformidade.

Entretanto fica aqui esta pérola, mais uma, que vem a propósito da recente quezília PSD/PS sobre este assunto.
Vem também na sequência deste post que escrevi relativamente aos meios da campanha e à diferença entre governo e PS.

Prometo, como é meu costume aliás, que vou ver os links e respondo.

Paulo Novais disse...

Resposta ao link 1:
- aqui
:))

venho já com o resto.

Marta Ferreira disse...

:)

Segundo o Público de hoje Joaquim Fernandes repudiou as afirmações de Passos Coelho... e passo a citar: "Não se pode dizer isto. É de quem não sabe."

Paulo Novais disse...

E diz-me lá outra vez quem é o Quim?

Paulo Novais disse...

Resposta ao Link 2:
Cheguei a uma conclusão. Gastam-se milhares de milhões de euros num programa para os pais não se sentirem envergonhados dos filhos.

Percebeste muito mal, ou se calhar bem (como te convinha). Eu sou totalmente a favor de formação e valorização profissional. Mas uma coisa é dares conhecimento e investir na massa produtiva do país, outra é gastar esta quantidade de dinheiro para dar consolo ás pessoas. Mas eu, como Passos Coelho e milhões de portugueses, gostávamos de ver números sérios e independentes sobre as NO's. Quantas pessoas, das 700.000, entraram na universidade? Quantos arranjaram emprego? Quantos progrediram profissionalmente? E muitas outras. Perguntar não ofende e é dever e obrigação do Estado prestar contas aos cidadãos da utilização dos seus impostos.

Quanto ao aluno que entrou para medicina com 20, mas para a vaga de atleta, duas coisas:
1 - outro atleta que fez o ensino secundário completo, fez 4 exames (e não apenas 1) ficou de fora;
2 - entrava mesmo que não fosse atleta, pois a nota mínima de acesso nesse ano foi pouco superior as 18 valores e ocuparia uma vaga normal.

Paulo Novais disse...

É interessante ver o ponto de vista e a desculpa de um socialista quanto a estes assuntos: entrou numa vaga de atleta, não conta.

A minha filha, Marta, que por acaso também se chama Marta, entrou com 17,1 (ou 2) para farmácia em Coimbra no primeiro ano, por falhar a nota mínima de medicina nesse ano. Fez o 1º semestre de Farmácia e melhoria de notas para no ano seguinte voltar a tentar o acesso. Falhou novamente por 1 ou 2 décimas a entrada no curso, desta vez com uma nota de com 18,1 valores. E entrou desta vez em Dentária em LX. Depois de estudar 13 anos, nunca reprovando e sempre com notas médias superiores as 15 valores durante estes 13 anos. :((

Quantos exames de acesso fazem os candidatos de ano zero (0) ou os ADOC? Será que fazem 1?
E quais são o pré-requisitos mínimos? As disciplinas mínimas e obrigatórias?

É quase a mesma coisa e claro, a culpa é do Cavaco. Afinal o Passos Coelho ainda só andava na Jota. :))

Desculpa ter sido longo, mas não chega o líder do teu partido levar uma mão cheia de socialistas certificados nas NO ao comício e chorar umas quantas lágrimas de crocodilo.
Ele que venha para a rua e ouça o outro lado. Que me ouça a mim, um pai, à minha filha que depois de estudar 13 anos e ter acabado com 18 valores não entrou no curso que quis.

Marta Ferreira disse...

Em 1º lugar, a notícia é falsa. Afinal o Pedro estuda psicologia e não tinha média de 20.
Ser desportista de alto rendimento não dispensa de fazer exames nacionais, só não precisa de ter a média pedida mas a nota mínima definida por cada universidade.

http://www.dicas.sas.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/EventosJornal/EventosView.ascx&ItemID=2334&Mid=38&lang=pt-PT&pageid=13&tabid=4

Para entrar no ano 0 não precisa de ter o secundário feito.
Nesse ano frequenta as disciplinas "específicas" que escolher (cada curso define a(s) sua(s)) e depois candidatam-se ao 1º ano nas vagas pré-estabelecidas para os "ano 0".

Em relação à medicina, sabemos que muito se fez nos mandatos de Sócrates para corrigir este erro histórico (em 1986 abriram 190 vagas!) que limitava as possibilidades de acesso ao curso, numa cedência aos interesses da classe...

Paulo Novais disse...

Se a noticia é falsa, acredito na tua palavra. Mas, nesse caso, o que escrevi sobre o assunto, foi por ser induzido em erro. As desculpas caberão à fonte.

O que estamos aqui a falar não é de dispensa de exames, é de fazer apenas 1, contra 4, acho, que faz outro qualquer candidato ao ensino superior.
Quanto à nota necessária para entrar nas vagas de atletas, faz logo toda a diferença. Era bom saber a nota mínima da UM.

Quanto ao ano (0) vou informar-me melhor. Tenho duvidas sobre esta questão.