quarta-feira, 6 de abril de 2011

«CDS está a estudar “soluções técnicas” para a crise, diz Portas»

O líder do CDS, Paulo Portas, disse hoje que o seu partido está a estudar “soluções técnicas” para evitar rupturas de pagamentos, mas recusou avançar quais: “A obrigação de um político responsável é ter as soluções técnicas que permitem evitar rupturas de pagamentos e evitar rupturas de financiamentos, preparadas e estudadas. Porque estas soluções existem”, rematou.

Sobre uma eventual privatização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Portas diz ter “reservas” sobre esta solução”, porque, na sua opinião, “pareceria que essa venda não seria feita por bom preço”.

“Muito provavelmente significaria vender um activo português a capital não-português”, disse, acrescentando que “a CGD deve ser verdadeiramente um banco de fomento da economia, especializado nas micro, pequenas e médias empresas e no crédito de que precisam”.

O líder do CDS deixou ainda uma forte crítica aos dois principais partidos enquanto se referia à CGD, afirmando que “a missão que os socialistas definiram” para a Caixa, “aliás com a cumplicidade do PSD” , “tem sido o carro-vassoura do Governo para cobrir os crimes económicos e os erros de supervisão acontecidos no BPP e no BPN”.

Em relação ao hipotético destino do ouro português como medida de combate à dívida, “da panóplia de medidas possíveis”, segundo disse Portas, essa“terá que esperar uns tempos”.

O líder centrista foi hoje orador num almoço promovido pelo American Club, em Lisboa. Na intervenção que fez, Portas abordou também a questão social, deixando a nota: “Não sei se é pelo liberalismo de uns e pela tecnocracia dos outros, mas sei que a questão social - pobreza e nova pobreza, o efeito familiar do desemprego verdadeiro e a vulnerabilidade dos mais idosos - desapareceram das negociações entre o PS e o PSD”.

Paulo Portas reforçou que “só o CDS” coloca essa questão, à parte o PCP e BE, que diz terem “modelos de sociedade” que “nunca trouxeram nem prosperidade nem liberdade”.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1238&did=149952

Sem comentários: