terça-feira, 29 de março de 2011

Estudos que justificam procura do TGV são "empolados"

Da série "O Inginheiro" mente mais do que o Pinóquio


Segundo os números que o governo de Sócrates apresenta publicamente para justificar aquela que será a obra que conduzirá à "missa de corpo presente" da economia portuguesa, o TGV entre Lisboa Madrid será algo como a imagem exemplifica.

No entanto, Avelino Jesus, que se demitiu do grupo de trabalho que reavaliava as parcerias público-privadas, diz que os estudos "são elaborados para justificar projectos" e a expectativa da procura por projectos como o TGV é "empolada".

Ainda segundo os estudos, que dizem que no primeiro ano da operação do TGV Lisboa-Madrid  a procura será de 4,7 milhões de passageiros, dizem também que nos seis ou sete subsequentes a procura deverá atingir os 10 milhões de passageiros. Ou seja, em 10 anos, o equivalente à população portuguesa terá viajado entre Lisboa e Madrid de TGV.

Ainda também Avelino Jesus, «Este tipo de diferenças encontramos sistematicamente não só em Portugal nos lançamentos do TGV. Os estudos são elaborados para justificar projectos. São empolados nesta ordem de grandeza e são radicalmente diferentes do esperado».

E assim funciona o governo socialista este país quase até à banca rota.

Fonte: Negócios Online

Sem comentários: