quinta-feira, 10 de março de 2011

Doação de alimentos em risco por estar sujeita a IVA


In Jornal de Noticias

«A lei obriga os restaurantes que queiram doar refeições a quem precise a pagar IVA. O constrangimento pode hipotecar a campanha "Direito à alimentação", lançada faz hoje três meses com apadrinhamento de Cavaco Silva, mas ainda por cumprir no terreno.


A ideia surgiu no seio da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), depois de uma petição contra o desperdício alimentar em restaurantes e cantinas questionar a ida para o lixo de toneladas de alimentos (35 a 50 mil refeições diárias), quando há gente com fome. A AHRESP quis ir mais longe: reunir os interessados e oferecer pratos do dia, num acção que envolve instituições de solidariedade, organizações não governamentais e autarquias».

Todos que lêem a Rua do Souto sabem que sou um apaixonado pelo voluntariado e por todas as acções de solidariedade credíveis. E que faço os possíveis por dar o meu contributo.

Por isso, questões como esta da actual taxação de IVA à doação de refeições excedentárias por parte de restaurantes, tira-me do sério. E saber que a associação de restaurantes está a 3 meses a lutar por implementar um sistema que permita a milhares de restaurantes por todo o país doar estes excedentes para ajudar aqueles, que por uma ou outra razão, se encontram em situação de necessidade.


Que mais poderá ainda acontecer? É melhor destruir comida e deixar pessoas passar fome?
E não me venham com a m€rd@ da treta de evasão fiscal. FISCALIZEM, porra!!!

Depois admiram-se das pessoas estarem a considerar sair para as ruas!!!

Sem comentários: