segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Com a mão de Louçã ou com a mão de Deus, os portugueses merecem ver-se livres de Sócrates & Cia.

Caro Ramiro:

Ok, já toda a gente percebeu a jogada do BE e o susto que o BE apanhou quando percebeu que o governo podia mesmo cair. Sim, quando ouvi o José Manuel Pureza a dizer que afinal a moção de censura não ia ser contra o Governo, mas sim contra o governo e o PSD, não pude deixar de ter a certeza de que a coisa não correu exactamente como o Bloco queria.

De resto, é bem possível que o burro tenha sido eu ao acreditar, a 7000 km de distância, que desta vez ia mesmo haver clarificação e a responsabilização de quem nos trouxe até este atoleiro.

Mas "faz atenção", Ramiro: Por um lado, ainda não é líquido que, como dizes, "a moção de censura se transforme numa moção de confiança". Desde logo, porque ainda não se sabe como vai votar o PSD. E não se diga "ah e tal porque os barões do PSD já vieram dizer não-sei-o-quê"! A esmagadora maioria dos barões que falaram não querem o Governo nas mãos de Passos Coelho, sejamos claros!

Nem se diga, por outro lado, que o PSD ao aprovar esta moção de censura vai andar a reboque do Bloco. Aliás, se - como todos andam a dizer - o BE fez esta moção para entalar o PSD e não para fazer cair o Governo, então o PSD só vai a reboque do Bloco se chumbar a moção de censura (os comentadores de serviço nas televisões e nas rádios andam a precisar de acertar a lógica, já dizia um amigo nosso, "ou bem que é boi, ou bem que é vaca")!

Em suma, nós os dois andámos metidos nos partidos tempo mais do que suficiente para sabermos bem que num mês pode acontecer muita coisa e, sobretudo, para termos a noção de que nem tudo o que parece é. O que eu digo é que Passos Coelho tem de decidir se arrisca ir para o poder quando quer (podendo acontecer-lhe como a outros que, quando acharam que tinha chegado a sua hora, já ninguém os queria) ou se está disposto a aceitar o poder quando os portugueses lho quiserem dar, ainda que seja com a mão de Louçã, com a mão de Vata (ainda não eras lampião no tempo do Vata) ou com a mão de Deus!

Mas aí o Bloco manda pouco: se o PSD quiser, se Pedro Passos Coelho quiser, o Governo cai!

3 comentários:

Ramiro Brito disse...

Meu caro Rui...argumentativo e presuasivo como sempre. É um ponto de vista interessante o teu...percebo os argumentos...mas continuo a achar que no final de contas tudo isto não vai passar de uma cartada de "religitimação" do governo... Se pudesse escolher, responderia "obviamente demito-os" :)

Abraço

Ramiro Brito disse...

AH...lol...de facto ainda não era lampião no tempo do Vata...lol...mas já pesquisei na net e já vi...:):)

Rui Moreira disse...

Digo-te mais, se o Sócrates não cair é porque estamos entregues a uma cambada de "coninhas"! (pronto, eis o chamado argumento "kamikaze", talvez o Sócrates seja mesmo capaz de não cair) :)

abraço