segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Imprensa francesa aponta abstenção

A imprensa francesa destaca a vitória de "um economista conservador" contra um "poeta socialista" e deixa sobre o Executivo Sócrates a espada de Dâmocles: Portugal "vai entrar em recessão em 2011". Como a generalidade da imprensa também os franceses associam a eleição ao tema da crise económica "e às sucessivas vagas de austeridade no último ano".

"As interrogações eram menos sobre a reeleição de Cavaco Silva do que sobre a probabilidade de ele dissolver a Assembleia da República, uma vez reeleito", insiste o jornal económico Les Echos, alertando que "a realização de legislativas antecipadas viria complicar um pouco mais a delicada situação económica e social de Portugal".

Cavaco Silva "fez da sua experiência o seu principal argumento face às inquietações suscitadas pela crise financeira que atinge de maneira muito forte um país que teve de adotar uma cura muito difícil de austeridade", escreve o Le Figaro, sublinhando ainda "o nível recorde da abstenção em eleições presidenciais".

O jornal sustenta ainda que "os poderes do Presidente são limitados em Portugal, mas um grande sucesso de Cavaco Silva será percebido como uma rejeição do balanço dos cinco anos de governação do primeiro ministro José Sócrates".

O Le Monde fala de uma "campanha sem adesão" dos portugueses "com cenário de crise económica em fundo".

RTP

Sem comentários: