domingo, 19 de dezembro de 2010

Braga é terceiro distrito do país com mais insolvências

Fecham em média duas empresas por dia no distrito de Braga. Com um numero assustador de um total de 571 empresas encerradas é um dos mais esquecidos e penalizados do país. São empresas na sua maioria com menos de 100 trabalhadores, são empresas com uma capacidade económica fraca, um nível de formação inadequado nos seus quadros, com uma capacidade de internacionalização praticamente inexistente e sem argumentos de adaptação à crise e à diversificação, quer de produção ou negócio, quer de mercados.

Num distrito que se coloca nos mais ardidos dos ultimos anos, pergunto, a exemplo do que foi feito pelo governo pelo país fora noutras tragédias ambientais, o que foi feito no distrito de Braga para recuperar deste flagelo que afectou, não so ambientalmente a região como económicamente? Nada. Somos o parente pobre e distante do governo socialista. Quanto a Braga, especificamnete, é essencialmente uma cidade de comércio. As grandes superficies comerciais aparecem que nem cogumelos (diga-se que nada tenho contra elas) e o desiquilibrio da balança assentua-se, entre estas e a denomindao comércio tradicioanla ou de rua. Por exemplo, já todos tiveram, uma vez ou outra, de ir fazer compras à cidade, no comércio tradicional em dias/horas de grande movimento? E qual é o resultado? Ou vamos com tempo, dispostos a dispender várias horas ou então... bem, então vamos a uma grande superficie. O estacionamento, apesar do centro estar pejado de parques subterrâneos, não consegue bater o sempre ali ao lado ou logo por baixo do das grandes superficies. Bem, de preços nem falo, porque seria injusto, pois a grandes superficies, como sabem oferece estacionamento gratuito. Os horários. A facilidade apresentada pelos horários prolongados das grandes superficies.
O comércio tradicional tem que lutar com os problemas do estacinamento que é pago, da dificuldade de horários de funcionamento, já para não falar na segurança. Imaginem uma loja aberta até ás 22 horas, por exemplo na Rua de Janes. A dificuldade da rigidez das leis laborais, de adaptabilidade da mão-de-obra ás verdadeiras e prementes necessidades do negócio, a segurança, os acessos. Enfim, tudo obstula a que o comércio não tenha condições para sobreviver por muito tempo se não pertencer a um grande grupo, um "franchising" ou aos chineses.

Não defendo o comércio tradicional em detrimento do comércio das grandes superficies. Defendo que todos os empresários tenham a inteligência de anteciparem as crises e diversificar e adaptar o melhor que puderem o seu negócio ás condições em que estes se integram. E que não se sentem a um canto a chorar por um qualquer subsidio. Que arregacem mangas e lutem pelo seu lugar ao sol.
Mas que lhes sejam dadas também, as condições equivalentes ou outras, que têm as grendes superficies. Para que a concorrẽncia possa ser mais leal.
E se essas condições significarem melhor segurança à noite na cidade, estacionamento mais barato, horários mais alargados, então o cidadão também benificia e agradece.

E que o distrito tenha finalmente os apoios que tantos outros usufrem. Que seja estabelecida uma politica regional que tenha em conta realmente os distritos carenciados e a necessitar de diversificação económica.
Talvez menos pontes, aeroportos e afins nuns distritos possam significar, por exemplo, uma reordenação e reflorestação séria e urgente das florestas ardidas do Minho.

7 comentários:

Anónimo disse...

aposto que o primeiro é o Porto e o segundo Lisboa, claro que braga é o terceiro, aveiro o quarto, leiria ou coimbra provávelmente o quinto etc.. quem escreve isto é BURRO.

Paulo Novais disse...

Caro anónimo Francisco Pimentel Torres.

Essa classificação deixa-o feliz? Então fica feliz com coisa nenhuma e tenho pena. Porque a sua resposta é típica da resposta de quem se está a cagar para os problemas. Não são os nossos, por isso não são problemas, certo?

Para mim, espante-se, o ideal seria que em 1º estivesse uma, em 2º outra, em 3º outra qualquer e.... em ultimo estivesse Braga.

Aí sim, eu vinha aqui chamar "burro" aos outros.

Anónimo disse...

Paulo , como faz para descobrir quem são os anónimos?!

Paulo Novais disse...

@olá, meu anónimo preferido.

São coisas que eu aprendi dos meus tempos "da secreta". ;-)

Eu podia dizer-lhe, mas depois tinha que matar o anónimo.
:)))

Anónimo disse...

heheheh

Tenho saudades suas:)

Beijinho;)

Paulo Novais disse...

hehehe

Continue a mandar beijinhos e, ou eu fico com fama de "panasca" ou não tarda nada e descobrem quem o anónimo é.

:))))

Anónimo disse...

Não se preocupe !

Não mando mais beijinhos :))

;)