sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ainda o monstro do Neoliberalismo

Na sequência deste post aqui, fica aqui outro ponto de vista. Excelente.


João Pereira Coutinho, Colunista

A receita socialista

Sejamos sinceros: se o PSD, à semelhança de lideranças passadas, continuasse a sua senda de mediocridade nas sondagens, talvez a PT tivesse vendido a Vivo aos espanhóis; e talvez o PS estivesse disponível para mexer na Constituição e no falido Estado Providência.
Acontece que as sondagens têm sido benévolas com os primeiros cem dias de Passos Coelho, uma fatalidade que obrigou o eng. Sócrates a encontrar um novo slogan: contra o ‘neoliberalismo’, marchar, marchar.
A palavra serve para tudo. Serve para vergastar Bruxelas pelo chumbo ao chumbo do negócio PT-Telefónica. Serve para acusar o líder da Oposição de se ‘ajoelhar’ (olé!) perante os interesses dos espanhóis. Serve para demonizar o PSD por pretender desfigurar a Constituição e enterrar o Estado Social. E até serviria, se alguém se lembrasse disso, para criticar o S. Pedro por este calor que nos derrete. A partir de agora, uma mistura de patriotismo rasteiro e esquerdismo infantil será a receita socialista para os meses de guerrilha que aí vêm. Resta saber se o povo, como sempre, engole tudo.


Sem comentários: