terça-feira, 15 de junho de 2010

O erro da selecção (treinador incluído)

Para memória futura: sou apoiante incondicional da selecção portuguesa. E quero que Portugal seja campeão do mundo. Ou que chegue a um lugar que nos encha a todos de orgulho (já que cheios de dividas já nós estamos). Mas não acredito que nada disto venha a acontecer (excepto as dividas, mais uma vez).


Para apimentar uma conversinha com o meu amigo Rui aqui, que aliás me apelidou de "velho do Restelo" (no velho já vai tendo alguma razão) e porque algumas coisas são impraticaveis colocar em comentário, aqui fica quem são os "velhos do Restelo":

** O técnico da seleção portuguesa, Carlos Queiroz, estaria insatisfeito com as condições do gramado do estádio Nelson Mandela Bay, palco do jogo contra Costa do Marfim, nesta terça-feira.

** “Não tenho comentários a fazer sobre isso. É tempo de jogar e de expressar o nosso futebol” –, mas a preocupação terá aumentado ainda mais, quando viu a forte chuvada que caiu na cidade durante a tarde.

** ... primeiro foi o vento a mostrar porque é que uma das alcunhas da zona é "windy city"...

** "Isso (a permissão) nos causa estranheza, porque as regras apresentadas antecipadamente às seleções dizem que os jogadores não podem atuar com um simples adesivo ou fio e, de repente, aparece um jogador com uma proteção, colocando em risco os jogadores portugueses", disse Queiroz, irritado.

** O camisola 20 da Selecção não se mostrou agradado com a posição que lhe foi destinada no esquema de Carlos Queiroz.

E podia continuar por aqui fora.
Quando, mais do que futebol, a própria equipa procura mil e uma desculpas ou pretextos para culpar o que possa vir a correr mal, eu pergunto: - e nós, os palermas que gritamos até ficar roucos, que temos enfartes, que pomos a bandeira na janela, que vamos apitar para a rua? E nós? Quem culpamos? Em quem malhamos? O que fazemos?

Só mais uma perguntinha. Estas contrariedades todas climatéricas e de relvado não se aplicam a ambas as equipas? A Costa do Marfim jogou noutro relvado em bom estado e onde não chovia ou havia vento? Buuhhh... a treta do costume.

Ranking da FIFA/Coca Cola. Também acho que é uma palhaça. Só pode. Como disseste e bem, para colocar Portugal nesta altura à frente de Espanha, Alemanha ou Itália, para citar algumas equipas bem superiores. Deste titulo pomposo, a parte que acredito é "Cola Cola".
Mas a verdade é que ele existe e serve para classificar as equipas segundo os critérios deste organismo.
Basta ver as empresas de apostas ou por exemplo a Goldman Sachs Global Economics, que embora tendo em consideração o ranking da FIFA, apresenta outros prognósticos totalmente diferentes. A saber, Portugal é apenas o oitavo candidato desta lista com 5,03% de probabilidades de trazer o caneco para casa. Mas também aqui, como disse no meu comentário, a tal equipa que fez tremer Portugal, não aparece nos vinte primeiros.
Pode ser que tenha a mania que somos os "melhores do mundo". Mas não somos os piores. E não me satisfaço com o empate de hoje. Porque a equipa jogou mal, desmotivada, desorganizada, com medo, na retranca. E não sou só eu que digo.
Já sei que por citar estes dois vou levar na cabeça, mas pelo menos não sou o único que acha que o jogo foi "desolador" ou "uma chatice".

Pronto. Está dito. Na minha televisão e no meu rádio (tive que me dividir entre os dois) o jogo não foi o que o Rui aqui pintou. Nem por sombras.
Será que visto em continentes diferentes o jogo tem perspectivas diferentes. Talvez...

Força Portugal. Viva Portugal.

2 comentários:

Rui Moreira disse...

Pode ser um erro de perspectiva meu, visto que vivo no país do CAN e longe da pátria tuga, onde se exige desta selecção o que, a meu ver, ela não pode dar (e não poderia dá-lo nem que o seleccionador fosse o Mourinho).

O facto é que esta Costa do Marfim, tendo aprendido a defender em linhas curtas, é uma senhora equipa. Volto a dizê-lo para memória futura - duvido muito que perca com o Brasil!

E, por outro lado, a nossa selecção é o que é. Vocês aí acham que tem obrigação de dar banho de bola a toda a gente, eu olho para a selecção e o que vejo é um onze base do qual, se eu fosse seleccionador espanhol, só queria Ronaldo (poderia, eventualmente e numa lógica de aposta, querer o Fábio Coentrão, mas era só). Que é, aliás, o único jogador desta selecção que é titular indiscutível num colosso europeu. Os outros dosi, Nani e Bosingwa, estão lesionados.

E esta selecção, com o Paulo Ferreira onde podia jogar o Bosingwa, com o Pedro Mendes, com um puto de 22 anos (grande jogador, grande trabalho do Jesus, diga-se) adaptado a lateral esquerdo, com o Raúl Meireles, com este Dequinho que se fartou de provar, ao longo deste ano, que a sua carreira está perto do fim, com o Liedson, com o Danny (ou o simão, é igual), com o Eduardo (boa exibição, sem grande trabalho, mas seguro), que nos vai representar. É o que temos.Tenho, aliás a certeza de que, com Carlos Quiroz, teremos já no Europeu uma selecção devidamente renovada. Mas, para já, é o que temos.

As pessoas esquecem-se de que o Scolari foi obrigado a (porque, na verdade, não queria) recorrer à grande equipa do Super Porto em 2004, mas desde 2004 até hoje passaram 6 longos anos - uma eternidade em futebol. E se o Sporting fez Ronaldo e Nani, o resto foi um deserto. Agora temos Pedro Mendes onde tínhamos o grande Costinha, temos Meireles onde tivemos o maior Maniche de sempre, Temos este Deco onde tínhamos... o outro Deco, perdemos o Figo, o rui Costa, o Jorge Costa, o Valente, o Miguel dedicou-se às noitadas, o Paulo Ferreira já não pode com uma gata pelo rabo e nenhum Chelsea daria hoje 20 milhões por ele, o Liedson será sempre um jogador infinitamente mais limitado do que o Nuno Gomes (ainda assim a diferença não é grande, porque o Scolari tinha um fetiche pelo Pauleta). Esta é a verdade que dói ouvir. E é verdade que mesmo esta Costa do Marfim apenas aproveitaria para o seu onze base, quem sabe, o Ricardo Carvalho e o Ronaldo (deixo outra vez em aberto a questão do Fábio coentrão). Para a equipa em si (para suplente utilizável), aproveitaria talvez o Simão e o Bruno Alves. E ponto final, os outros se fossem costa-marfinenses viam o jog na sport tv!

E por isso vos digo: acordem, por favor, porque se não acordarem agora vamos mandar embora o Queiroz que é um gajo COMPETENTÍSSIMO e vamos para 2012 com outro Oliveira, ou com um qualquer Scolari contratado a peso de ouro e incapaz de renovar a equipa. Quem avisa, amigo é.

Paulo Novais disse...

Não se exige mais (eu pelo menos) da selecção (treinador incluído) do que aquilo que ela possa dar.
E isso é o seu melhor. Nem mais nem menos.
Independentemente do resultado. Ganhe ou perca. Claro que é sempre melhor ganhar.
E não me venham com saudosismos de uma selecção que já não existe, logo não pode jogar. Falemos do que temos e é com eles que temos que jogar.

O problema não é, ou não está, no facto de a selecção ser finalista, ficar em 3º, 6º ou ultimo. Mais uma vez, se for campeão do mundo melhor (mas vamos cair na real).
Que joguem. Que comam a relva. Que dêem toneladas e toneladas de Ketchup. Ou maionese. Ou outra porra qualquer.
Mas façam-me ficar pregado em frente à televisão, com a unhas roídas até ao dedo, com o coração nas 15000 rotações (qual F1 qual quê).
E percam os jogos. Mas façam-me dizer no fim:
"Foda-se. Estou de barriga cheia. Perdemos esta merda mas até comemos a relva. Elas é que não entraram..." - a conversa de gajos do costume.
Agora mariquices. O futebol não é para meninas. Joguem. Sejam raçudos. Soem a camisola, porra.