segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chega assim?




Ou era preciso mais qualquer coisinha?

P.S. - Durante este fim de semana, um amigo disse-me que eu devia ser o único indefectível do nosso seleccionador nacional. Respondi-lhe que estou muito longe de ser um fã de Queiroz. Mas, ao mesmo tempo, fui dizendo que o selccionador actual é, dos últimos 6 que tivemos (os outros foram António Oliveira - duas vezes - Scolari, Humberto Coelho e Artur Jorge) é, de longe, o que tem mais capacidades técnicas, metodológicas e organizativas para fazer de Portugal uma boa selecção. Scolari foi mau? Objectivamente, não, mas a sua força estava a montante e a jusante do jogo em si. Ademais, Queiroz é um homem que tenho por sério, honesto e muito competente, e, também por isso, custa-me que adeptos injustos e futebolisticamente incultos façam dele o bombo da festa. Tem defeitos? Tem. É fraco? Não, é muito bom naquilo que faz, deu-nos a geração de ouro e dois campeonatos do Mundo de sub-20. Nos dias que correm a memória é um bem escasso em Portugal.

5 comentários:

Paulo Novais disse...

Estava à espera do teu post, pois então. Por isso ainda não disse nada.

Claro que basta assim. Basta jogarem à bola. Com vontade e dedicação. E comerem a relva. E deixarem o vedetismo para fora da 4 linhas.
Saliento o facto de finalmente ter havido ketchup. Não um frasco mas um daqueles pacotes pequeninos do Burger Ranch (só para não fazer publicidade à marca que patrocina 1 dos jogadores). :D

E o facto de os primeiros 3 golos terem sido de 2/3 toques e PIMBA...
E também, talvez por isso, de o CR7 não ter tido qualquer intervenção nestes golos.
Depois tudo foi mais fácil. O Tiago (gigante) bisou, o Simão (excelente) marcou, O Meireles (um senhor) marcou a diferença. Nem o facto de estar a ser observado pelo Bayern constringiu o Coentrão.
Miguel mostrou a sua grandeza. Hugo Almeida fez pela vida. Até Liedson marcou.
É verdade, e o CR7 lá tirou a barriga de misérias. A após Portugal embarcar para a vitória, a partir do 3º golo, o CR7 cresceu no jogo. E mostrou porque é um dos melhores do mundo. Finalmente!
Não seria justo se não salientasse aqui a restante equipa.
E dar os parabéns a Queiroz pelas 4 alterações fundamentais para dar consistência à equipa.

E afinal o problema sempre era o que eu disse. Joguem mais e falem menos (onde é que já ouvi isto?).
E a não ser que levemos outra meia dúzia do Brasil, nada nos tirará o apuramento para a fase seguinte. Ou uma goleada (aí uns 20-0) da Costa do Marfim à Coreia.
Abraço para ti Rui, por essas terras de África.

Rui Moreira disse...

E porque é que achas que nós vamos perder com o Brasil?

Paulo Novais disse...

Não disse que acho. Disse que "a não ser que", que e muito diferente.

ACHO que esta selecção que jogou hoje (principalmente a segunda parte) tem mais do que condições de fazer sofrer o Brasil, e de na pior das hipóteses, obrigar o Brasil a empatar.

Desde que não achem (a selecção) que já cumpriram a obrigação de ter ido ao mundial e dar a maior "cabazada" até agora.

Rui Moreira disse...

Sim, "a não ser que" quando falas numa goleada, mas depois, ao assumires que a Costa do Marfim dar 20-0 ou deixar de dar pode ter influência, fica implícito que a tua dúvida essencial é "por quantos é que vamos perder com o Brasil". Porque se empatarmos a Costa do Marfim até pode dar 40-0 à Coreia do Norte, que passamos nós... Foi só por isso que perguntei.

Paulo Novais disse...

Não. Nada disso.
O que quero dizer é que se perder-mos com o Brasil, que pode acontecer e pode ser uma goleada (como o ultimo jogo contra eles) e, a Costa do Marfim der outra à Coreia para equilibrar os golos sofridos contra o Brasil, talvez, mas talvez só assim Portugal não seja apurado. Porque mesmo que perder contra o Brasil, não basta à Costa do Marfim ganhar mas tem que ser uma goleada das monumentais.
Isso é que quero dizer, que fique agora claro.
Abraço