"(...)O mês de Abril ficou também marcado por um momento singular da história democrática Bracarense, quer por força das audições "oficiais" e "oficiosas" que foram realizadas a vários protagonistas desta área de intervenção pelos Deputados Municipais, quer em virtude da convocação da primeira Assembleia Municipal Extraordinária, no exercício de um direito potestativo dos Partidos da Oposição e de vários Presidentes de Junta de Freguesia.
"Nessa ocasião, o PS de Braga, os seus Autarcas na Assembleia Municipal, os seus Presidentes de Junta de Freguesia e, em particular, o Presidente da Assembleia Municipal de Braga, deram mais uma dura machadada na cultura e nas práticas democráticas ao interromperem de forma abrupta e por via de um expediente regulamentar uma discussão do interesse geral (...).
"Esta atitude de António Braga, que teve como réplicas igualmente criticáveis as decisões de silenciamento de Presidentes de Junta de Freguesia da Coligação na Assembleia Municipal ordinária subsequente, só pode ter uma de três explicações: ou está a adquirir os tiques autoritários do seu Chefe de Governo; ou está tão nervoso com o protagonismo de Vítor Sousa e Hugo Pires que nem quer que se fale de política em Braga; ou, eventualmente, quer "cair no goto" dos Bracarenses adoptando a postura sobranceira de Mesquita Machado.
"Tudo somado, quando se confronta a nossa realidade com o que se vai passando por outros Municípios de todo o País, poderá perguntar-se se o ainda Presidente da Câmara não terá já reparado mais um dos seus erros crassos e não terá transformado Braga num enorme Parque de Diversões..."
Ricardo Rio,
http://bracara2009.blogspot.com
2 comentários:
Nada que não fosse expectável. O contrário seria, pelo menos desde que me tenho memória, o primeiro sinal democrático do PS desde que é poder em Braga (com maioria).
Quanto aos tiques, acho que o Ricardo tem razão, pois não é só em municípios que se vê essa tendência de contágio. Já há muito que alguns ministros e membros destacados do PS (leia-se da ala Sócrates) demonstram uma cegueira e um autismo politico de bradar aos céus.
Vale a pena também ler o Ricardo Rio (e outros) aqui:
http://cachimbodemagritte.blogspot.com
Blogues e opiniões esclarecidas como são muitas da que pode ler aqui, vale a pena recomendar.
Mas volte, leitor, volte, que nós também somos bons rapazes...
Braga precisa e pode melhorar os seus responsáveis políticos, para bem das pessoas que aqui vivem.
Enviar um comentário