quinta-feira, 13 de maio de 2010

Só para avisar os incautos...

Aquele senhor socialista que "gamou" os gravadores aos jornalistas que o entrevistavam não cometeu qualquer crime de furto...

Depois, quando ele for absolvido, admirem-se e venham cá dizer mal da justiça...

10 comentários:

maria teresa disse...

Eu li direito?Então se não foi furto.foi o quê? Aquele 'senhor' não podia simplesmente levantar-se.ir embora e não fazer aquela triste figura?
Explica-me porque essa não entendi...
bjos

Rui Moreira disse...

O artigo 203.º n.º 1 do Código Penal diz: "Quem, com ilegítima intenção de apropriação para si ou para outra pessoa, subtrair coisa móvel alheia, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa."

Para que uma actuação preencha o tipo legal do crime de furto, não basta que algués subtraia coisa alheia, é necessário que o faça com "ilegítima intenção de apropriação para si ou para terceiro".

Ora, valha a verdade que o homem, cuja actuação foi execrável, foi de imediato à polícia e, pelos vistos, è Entidade Reguladora da Comunicação Social, ver se arranjava uma autoridade que ficasse com os gravadores, protegendo-o do conteúdo das gravações. O que vale por dizer que parece evidente que o homem não subtraiu os gravadores para ficar com eles, mas apenas para evitar a divulgação do conteúdo das respectivas gravações. Isso pode ser muita coisa, e até pode ter relevância penal, mas não é furto.

Beijo

Rui Moreira disse...

Só mais um esclarecimento: se me falarem em crime de atentado à liberdade de imprensa eu já não acho estúpido, mas furto???

art.º 33, n.º 1 da Lei de Imprensa

"É punido com pena de prisão de 3 meses a 2 anos ou multa de 25 a 100 dias aquele que, fora dos casos
previstos na lei e com o intuito de atentar contra a liberdade de imprensa:
(...)
c) Apreender ou danificar quaisquer materiais
necessários ao exercício da actividade jornalística."

Isto, claro, se considerarmos que não se tratou de um exercício legítimo da acção directa (o que duvido).

Mais beijos

maria teresa disse...

Entendi,mas não deixo de ficar com um sentimento de revolta,ao constatar mais uma vez que vivo num país de m****...
Muitos beijos.

Paulo Novais disse...

Eu faço mais.

Tiro os asteriscos que puseste e acrescento mais:
"Vivemos num país de merda e governados por um bando de filhos da puta!"

Prontos. Está dito.

Anónimo disse...

Paulo: não fica bem insultar as mães ....

Este país não é de merda , mas é uma merda de um país!

Rui Moreira disse...

Concordo, mas não é uma merda de um país por causa do crime do Sr. Deputado, que obviamente não é de furto, mas, quando muito, de atentado à liberdade de imprensa. O esterco está nas cumplicidades que se manifestaram no Grupo ParaLamentar do PS (não, não é gralha) e na Comissão de Ética, está no silêncio corporativo dos outros deputados, está no ar de quase indiferença ética com que as pessoas se riem nos cafés quando falam do que se vai passando, como se tudo isto fosse normal. E não é. Mas o esterco também está no voluntarismo dos jornalistas que foram a correr fazer uma queixa-crime por furto, mostrando à saciedade que não resistem à sedução de serem eles próprios a notícia, está num Sindicato dos Jornalistas lamaentavel que pressentiu de repente uma razão para - contra toda a lógica das coisas - ainda existir.

O país está doente, mas se calhar não pelas razões que parecem mais óbvias.

Rui Moreira disse...

Exprimi-me mal. É claro que o crime do Sr. Deputado é um dos sintomas de que o país está mal, o que queria dizer é que a tipificação penal do mesmo não está entre essas razões. É óbvio que o Sr. Deputado não furtou nada a ninguém.

Paulo Novais disse...

Rui,
É um país de merda mesmo. Pelas razões da Tecas e acrescidas das tuas. E mais as minhas. E de tantos outros.

Fale-se de cumplicidade. Este corporativismo doentio. Em que uns estão acima da lei e outros... fornicam-se todos os dias.

Raquel. Tem razão. As mães não têm culpa. A culpa é mesmo dos filhos delas. O insulto vai todinho para os filhos. Quanto muito para as mães vai a mágoa por terem tido estes filhos...

Mas como dizem os brasileiros:
«Vota na mãe, porque no filho não deu certo!»
:D

Anónimo disse...

Rui: Merdas à parte , tenho que lhe dizer que gostei do trocadilho "Grupo ParaLamentar "..
ai se eu lamento....