segunda-feira, 19 de abril de 2010

Em Malta, Papa encontra vítimas de abuso

LA VALLETTA, domingo, 18 de abril de 2010 (ZENIT.org). – Bento XVI recebeu, neste domingo, vítimas de abuso por parte de religiosos, segundo divulgou hoje um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O comunicado explica que o Santo Padre se encontrou na Nunciatura Apostólica de Malta com “um pequeno grupo de pessoas vítimas de abusos sexuais por parte de membros do clero”.

O Papa, sublinha a nota, “mostrou-se profundamente sensibilizado por suas histórias, e expressou sua vergonha e sua dor pelo sofrimento causado a elas e suas famílias”.

O Pontífice “orou com as vítimas e assegurou-lhes que a Igreja está fazendo, e continuará a fazer, tudo o que estiver ao seu alcance para investigar as denúncias, levar à justiça os responsáveis, e implementar medidas eficazes para proteger os jovens no futuro”.

“No espírito de sua recente Carta aos católicos da Irlanda, rogou para que todas as vítimas de abuso possam experimentar a cura e a reconciliação, para assim prosseguirem adiante com renovada esperança”, conclui o texto.

Em 13 de abril passado, o arcebispo de Malta e presidente da Conferência Episcopal maltesa, Dom Paul Cremona, esteve também reunido de modo privado com um grupo de vítimas de abusos sexuais.

Em Malta, desde 1999 - quando foi instituído um comitê, conhecido como “Response Team”, presidido por um juiz aposentado, para investigar suspeitas de abusos sexuais por membros do clero - já foram examinados 45 casos, a maior parte dos quais referentes aos anos 70.

Destes, 13 ainda estão sob análise, 19 foram rejeitados como destituídos de fundamentos e outros 13 foram confirmados e confiados à justiça.

Em particular, quatro destes últimos foram reportados à Santa Sé: os sacerdotes envolvidos foram julgados e condenados. Outros três sacerdotes devem ser ainda ouvidos pelo tribunal Instituído pela Santa Sé, enquanto outros quatro inquéritos recentemente concluídos devem ser relatados à Santa Sé.

Sem comentários: