quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os mestiços mais brancos do mundo?

Continuando a (para mim, pelo menos) divertida série de provocações aos anónimos portugueses puros, socorro-me, uma vez mais, da wikipédia:

Os dados sobre a composição genética dos Portugueses apontam para a sua fraca diferenciação interna e base essencialmente continental europeia paleolítica[1] É certo que houve processos démicos no Mesolítico (provável ligação ao Norte de África) e Neolítico (criando alguma ligação com o Médio Oriente, mas bastante menos do que noutras zonas da Europa), tal como as migrações das Idades do Cobre, Bronze e Ferro contribuíram para a indo-europeização da Península Ibérica (essenciamente uma «celtização»), sem apagar o forte carácter mediterrânico, particularmente a sul e leste. A romanização, as invasões germânicas, o domínio islâmico mouro, a presença judaica e a escravatura subsariana terão tido igualmente o seu impacto e a sua contribuição démica. Podem mesmo listar-se todos os povos historicamente mais importantes que por Portugal passaram e/ou ficaram: as culturas pré-indo-europeias da Ibéria (como Tartessos e outras anteriores) e seus descendentes (como os cónios, posteriormente «celtizados»); os protoceltas e celtas (tais como os lusitanos, gallaici, celtici); alguns poucos fenícios e cartagineses; Romanos; Suevos, búrios e visigodos, bem como alguns poucos vândalos e alanos; alguns poucos bizantinos; Berberes com alguns árabes e saqaliba (escravos eslavos); Judeus sefarditas; Africanos subsarianos; fluxos menos maciços de migrantes europeus (particularmente da Europa Ocidental). Todos estes processos populacionais terão deixado a sua marca, ora mais forte, ora só vestigial. Mas a base genética da população relativamente homogénea[2] do território português, como do resto da Península Ibérica, mantém-se a mesma nos últimos quarenta milénios: os primeiros seres humanos modernos a entrar na Europa Ocidental, os caçadores-recolectores do Paleolítico.

(...)

Nos últimos tempos a imigração tem vindo a aumentar em consequência da entrada de africanos provenientes dos PALOP, europeus de Leste e sul americanos, principalmente brasileiros, estabelecendo-se principalmente nas grandes cidades portuguesas. A emigração permanente tem-se mantido a níveis baixos, desde a revolução do 25 de Abril de 1974 e com a entrada na União Europeia. Internamente, a migração é dominada pela atracção exercida pelas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto em relação ao resto do País.


O "português típico" resulta de uma imensa mistura de povos, e eu tenho orgulho de ser português. Também por isso.

Então,

Viva o português, provavelmente, o mestiço mais branco do mundo...

5 comentários:

Nuno disse...

Eu devo ser um bocado mouro... natural de Alvalade (uma palavra árabe!).

Anónimo disse...

"O "português típico" resulta de uma imensa mistura de povos, e eu tenho orgulho de ser português. Também por isso.

Então,

Viva o português, provavelmente, o mestiço mais branco do mundo... "



Ora bem, o português tipico, o espanhol tipico, o italiano tipico, o alemão tipico, o inglês tipico, o russo tipico, o francês tipico, o dinamarques tipico, etc..
resultam sim de um conjunto de povos, mas por sinal todos eles de origem caucasiana.
Os portugueses como o texto refere e bem em parte, são de um stock indo-europeu, aliás tal como toda a Europa ocidental, facto comprovado genéticamente. exemplo - caso não saibam o haplogrupo genético que domina em Portugal - o R1b (celta) é exactamente o mesmo que domina em toda a Europa ocidental e pouco ou nada está presente em marrocos.

Em relação ao mestiço?(!) isso é ignorancia atroz, pois o povo português não é nem nunca foi mestiço como se sabe. Aliás a sua composição racial é puramente caucasoide. E não entendam o "puramente" como "ai ai vem ai o papão nazi". Não, mas são factos.
Se alguns por razões desconhecidas gostariam de viver numa socidade multiracial têm o "belo" exemplo do brasil e da africa do sul, dois dos países mais violentos á face da terra.

Já agora fica aqui um presente, para os tais que gostariam que isto fosse Cabo verde, ou o brasil:


Distância genética entre grupos étnicos:

Belgas 0
Holandeses 12
Suíços 14
Alemães 15
Ingleses 15
Austríacos 16
Dinamarqueses 21
Noruegueses 24
Italianos 30
Portugueses 31
Franceses 32
Suecos 34
Polacos 40
Espanhóis 42
Checos 43
Jugoslavos 50
Russos 51
Húngaros 52
Escoceses 59
Finlandeses 63
Irlandeses 75
Islandeses 78
Gregos 103
Bascos 107

Vejamos a distancia para extra-europeus:

Iranianos 197
Ashkenazi (judeus) 250-500

Túrquicos Setentrionais 866
Ameríndios Setentrionais 947
Coranos 982
Filipinos 1117
Chineses meridionais 1152
Japoneses 1244
Ameríndios Meridionais 1300
Nilo-Sarianos 1767
Bantu 2288
Mbuti 2373

Fonte: Cavalli&Sforza 1994

Ena pá, afinal os portugueses, estão exactamente entre os restantes povos europeus (brancos) e longe dos povos extra-europeus.


Saudações amigos e sou um dos anonimos que me senti provocado ehehehehehe

Viva a Portugal
:D

Anónimo disse...

"Viva o português, provavelmente, o mestiço mais branco do mundo... "


Dos maiores disparates já ditos por aqui, surreal e revelador de ignorância extrema.

Rui Moreira disse...

E, já agora, se possível com a mesma contundência: porquê?

Anónimo disse...

Já lhe foi explicado o porquê.