quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

China à deriva...

Em dez anos, 24 milhões de homens chineses não vão encontrar uma mulher

Devido às altas taxas de aborto de meninas no país

PEQUIM, quarta-feira 13 janeiro, 2010 (ZENIT.org). - Até o ano de 2020, mais de 24 milhões de homens chineses em idade de se casar não poderão fazê-lo por falta de mulheres.

A constatação foi publicada num relatório da Academia Chinesa de Ciências Sociais, intitulado “A estrutura social da China contemporânea”.

Os abortos selectivos e infanticídios de recém-nascidos do sexo feminino têm tolhido a vida de milhões de meninas, e estão provocando um desequilíbrio na proporção de homens e mulheres da população.

Desde meados da década de 70, existe na China uma política de restringir os nascimentos a um filho por família.

Os abortos selectivos iniciaram-se na década de 80, quando passou a ser possível, por meio de exames ecográficos, identificar o sexo do feto antes de seu nascimento. Já 1982, o desequilíbrio entre as populações masculinas e femininas era de 108 homens para cada 100 mulheres.

Transcorridos dez anos, essa desproporção já era de 111 homens para cada 100 mulheres. Em 2005, a razão registrada era de 119 homens para cada 100 mulheres.
Segundo o relatório, as razões para os desequilíbrios são complexas e variam de região para região. Os abortos seletivos ocorrem sobretudo em áreas rurais, onde a assistência social é precária e os agricultores preferem ter filhos do sexo masculino para o trabalho na lavoura.

Segundo o pesquisador Wang Yuesheng, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, “a oportunidade de se casar será distante para um homem. Isso aumentará sua dependência em relação ao sistema de segurança social à medida em que envelhece e tem menos recursos próprios", disse o pesquisador chinês.

As dificuldades de se encontrar uma esposa em algumas regiões da China provocam também situações que atentam contra a dignidade da mulher, como matrimónios forçados, exploração da prostituição e até mesmo raptos em países vizinhos.

Sem comentários: