terça-feira, 6 de outubro de 2009

A vitória

Ontem, 5 de Outubro, dia de chuva, houve em Braga um acontecimento importante: o comício organizado pela coligação "Juntos por Braga"! Foi um enorme sucesso.

Já a apresentação tinha decorrido sob um Sol tórrido (35º), às 4 da tarde. O comício na Avenida Central foi com chuva, por vezes forte. Mas, a tenda ali montada (de mais ou menos 45 por 15 metros) não chegou e havia gente no coreto, junto ao Mac e, simplesmente, espalhada pelo passeio. Foi forte e foi bom.

Houve discursos, dos quais destaco o de Ricardo Rio. E repito as palavras de uns senhores ali ao meu lado, já com uma certa idade: "O tipo fala bem!", mostrando que o sonho de mudar Braga se vai estendendo a todos, novos e velhos e que, no próximo dia 11, a democracia vai avançar e Ricardo Rio vai ganhar as eleições autárquicas!

21 comentários:

Anónimo disse...

Como simpatizante do cds quero que ganhe a coligação. Mas o que fizeram ao dr. Miguel não se faz a ninguém. Por isso, e como os actuais do cds não me satisfazem, e esses sim, o que querem é tacho, vou votar mpt.
Força dr. Miguel!!! Tem aqui a sua gente! Aqueles nabos da coligação a esta hora devem estar a dar cabeçadas na parede por o não terem convidado para a coligação. Isto para não falar dos militantes do cds que estão a gramar com aqueles chupistas. O dr. e os que saíram fazem tanta falta ao cds...
Desde que saiu o dr, o dr. Rui Moreira, o dr. Sérgio Oliveira, o dr. Ramiro, e outros, acabaram-se as ideias. Vocês têm que voltar!!! Tirem de lá aqueles encostados!
Abraços para todos, e pensem na deixa que dei.

Nuno disse...

A notícia do Público:

Ricardo Rio recebe banho de multidão num comício à chuva
Por Samuel Silva
Candidato da coligação PSP/CDS/PPM


Debaixo de chuva incessante, Ricardo Rio recebeu ontem um banho de multidão, no arranque para a última semana de campanha autárquica em Braga. A tenda gigante colocada no centro da Avenida Central foi pequena para toda a gente que se juntou ao comício da coligação PSD/CDS/PPM. O candidato à câmara fala num "momento histórico de libertação" da cidade.

A organização garante que estiveram perto de 3000 pessoas na Avenida Central. Alguns estariam ali para ver Quim Barreiros, o artista popular que cantou antes e depois dos discursos políticos, mas a enchente foi também política. "Não há memória de um comício assim em Braga", não se cansou de repetir o líder da concelhia social-democrata João Granja.

Rio também se referiu a um momento histórico: "Foi um testemunho claríssimo de que Braga quer mudar." O principal opositor de Mesquita Machado nas eleições de domingo relacionou mesmo a enchente da principal artéria da cidade com a política seguida pelo autarca do PS. "Não seria assim se tivesse feito o seu trabalho durante 33 anos", sublinhou. O líder da coligação Juntos por Bragaapelou também ao eleitorado da esquerda, afirmando que só o voto na sua candidatura significará o fim da presidência de câmara do histórico líder do município.

Apesar de ter feito um discurso num registo mais inflamado do que é habitual, Ricardo Rio voltou a fazer as promessas que têm sido recorrentes ao longo da campanha: a criação de um parque da cidade, nas proximidades do Estádio 1.º de Maio, a renovação do Campo da Vinha e a criação de um programa de arrendamento jovem no centro da cidade.

Paulo Novais disse...

Caro Nuno,

Folgo em ver-te com esta dinâmica de vitória. Se existem pessoas que eu gostasse de ver a representar-me na AM, uma delas és tu.
Força companheiro (aparece para um café).
Abraço

Rui Moreira disse...

Boa notícia. Espero que ganhe e que faça maioria com o candidato do MPT :)

Vejo (ao longe, é certo) uma dinâmica de campanha muito forte. Vamos ver dia 11.

Boa sorte Nuno, e boa campanha

Cruzado disse...

A coligação devia ser PSD/MPT/PPM.
Ao fim ao cabo os verdadeiros do CDS agora estão no MPT e são aqueles que na verdade trabalharam para a coligação ao longo dos anos.

Marta Ferreira disse...

Ora bem,

então as pessoas foram ver o Ricardo Rio e não o Quim Barreiros? :)

Gostava de de ter visto o Dr. Ricardo Rio a discursar no final do concerto e não a meio.
Isso sim era um grande desafio. Meter 2 mil pessoas num concerto do Quim Barreiros não sei se será grande coisa...

Sérgio disse...

Embora já se comece a avistar a linha de meta destas autárquicas, começam a aparecer algumas pessoas que vislumbram certos e determinados factos. Antes tarde que nunca... Mas isso são contas de outro rosário. O importante é estarmos todos por uma causa comum: fazer de Braga uma cidade melhor.

Na parte que me toca (creio que da parte das pessoas que estão implícitas também) obrigado pela consideração.

Paulo Novais disse...

Olá Marta,

Entre um panfleto e um bandeirada na praça ou na avenida, cá estamos num intervalo.

Com o Quim Barreiros ou sem Quim Barreiros a verdade é que vejo mais mobilização na campanha do RR do que na do MM.

De qualquer forma eu cá torço por Braga porque "Braga é Gente".

Sérgio disse...

Desta vez tenho que concordar com a Marta: o Quim mobilizou muita gente. Mas tendo em conta a chuvada, dá que pensar...
Mas o Miguel, sem ter qualquer tipo publicidade ao concerto de música clássica com que o MPT presenteou os bracarenses, aglomerou imensa gente, tendo que, inclusivamente, improvisar um pequeno discurso para aqueles que assistiam. E não sendo a música clássica uma música de massas, cuidado com o menino... ;)

Joana Fernandes disse...

eu estive presente e dada a quantidade de gente, coloquei a mesma questão: as pessoas estariam ali para ver quem? quem lá esteve conseguiu responder facilmente..a tenda e os espaços à volta estiveram cheios, a abarrotar, até ao final do discurso do ricardo rio. ficou com bastante mais espaço depois disso..e o quim ainda lá estava, o ricardo não...

Marta Ferreira disse...

ok!

2º round, agora sem Quim Barreiros. Pode ser?

Nuno disse...

A verdade é que há muita gente que não gosta da música do Quim Barreiros e foi à Avenida Central.

Além disso, a Elisa Ferreira, no Coliseu do Porto (sem ser à chuva), teve lá o Rui Reininho e o Abrunhosa e havia muitos lugares vazios...

Sérgio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse...

Que giro... Uma laranjinha e uma rosinha aqui na Rua do Souto a puxar, cada uma, a brasa à sua sardinha. Gostei!... :)

Nós aqui na Rua do Souto temos todo o gosto em vos receber, em vos ceder este espaço de e para debate.

E nós aqui, na Rua do Souto, temos todo o gosto em "mediar" o vosso jogo de poder. :)

Voltem sempre! Serão sempre bem recebidas.

Marta Ferreira disse...

Eheh

Ó Sérginho, muito me orgulha ser apelidada de rosinha, mas gostava que ficasse claro que não participo neste blogue enquanto militante, ou candidata à câmara, ou à assembleia municipal ou à junta de S. Lázaro. Nem sequer as minhas opiniões podem ser interpretadas como a posição do Partido Socialista ou da Juventude Socialista. :) Embora seja o meu quadro ideológico (a minha sardinha, como tu dizes).

Não entro em ondas de partidarismo fútil, e defendo o que acho melhor para Braga e para o país. Não alimento ódios, nem defendo sectarismos. Defendo a discussão de ideias e projectos.
É essa a minha forma de estar na vida. :)
Acho que não te vou dar muito trabalho nessa "mediação" do jogo de poder. ;)

Rui Moreira disse...

se eu tivesse que mediar os jogos de poder neste pequeno debate, acho que mediava a favor da joana (desculpem lá marta e sérgio, pode ser que prá próxima mediação corra melhor prá vossa sardinha hehe)

é que - e ressalvo que assisto a tudo isto à distãncia - não me parece que o quim tenha levado gente ao ricardo, mas antes que o ricardo levou gente ao quim. não sei se vai chegar para a coligação ganahr - suspeito que está renhido, só isso - mas parece-me que o ricardo mobiliza mesmo... as pessoas acreditam, é a maior conquista do ricardo rio.

Sérgio disse...

Então?! "vossa sardinha"?! Quanto muito para a sardinha de casa um... Estas coisas convém ficarem bem esmiuçadas para não criar confusões.
Rui, a puxar a brasa a alguma sardinha é à nossa ;)

Marta Ferreira disse...

Consta que Mesquita (sem grande anúncio e sem Quim) conseguiu mais gente a ouvi-lo do que o Quim e o Rio juntos, mas isso são teorias e ninguém esteve lá para contar... Isto por falar em mobilização.

Atentos à sondagem que será divulgada amanhã! ;)

Parece que nos espera MUITO MAIS BRAGA!

Marta Ferreira disse...

http://www.psbraga.com/noticias/?nid=25

Sem tendas a limitar o espaço, num dia chuvoso e sem nomes sonantes da música popular portuguesa.

Marta Ferreira disse...

http://www.psbraga.com/noticias/?nid=24

Por falar em mobilização, aqui vão os jovens dos 18 aos 30 que fizeram questão de mostrar o apoio a Mesquita Machado.

Quantos jovens estiveram na mesma noite na festa de apoio a Ricardo Rio no TC? Nunca mais ninguém falou disso...

Nuno disse...

Por falar em juventude, a candidatura do PS parece-me gasta e sem graça. E consta que o Dr. Mário Soares confidenciou ao Dr. Pinto Balsemão que não acreditava na vitória socialista em Braga...

Hoje saiu uma sondagem da RUM que dá uma pequena vantagem ao RRio (aí uns 1,5%). Também parece que há uma da SIC que dá ao PS uma vantagem de 10 ou 11% - mas é da Eurosondagem que, nas últimas autárquicas teve um erro aí duns 12% (assim, ganhamos nas duas!!!).