quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MOURAGUEDESGATE


Para quem tem memória curta -
ver aqui

Agora, só para contextualizar leiam o que disse o ministro Augusto "Marteleiro" Santos Silva sobre o assunto:
«...O ministro que tem a tutela governamental da comunicação social anunciou ainda que o seu partido pediu ainda a intervenção da Entidade Reguladora da Comunicação Social para averiguar se as leis da comunicação social, nomeadamente a Lei da Televisão e os valores da independência estão a ser cumpridas na TVI.»

Ora a mesma ERC chegou recentemente a esta conclusão sobre TVI (Jornal Nacional de sexta-feira).
Estamos então muito mais descansados. A verdade (a que lhes convenha, claro) será esclarecida. Palavra de ministro (socialista) e de ERC.

E, mais importante, amanhã o Jornal da Nacional da TVI irá abrir com a referida reportagem sobre o caso "Freeport". Para bem da isenção. Para bem do jornalismo democrático. Para bem dos detentores dos "Media" em Portugal. PARA BEM DA DEMOCRACIA.

Dito isto e espero eu, conto encerrar aqui o assunto MOURAGUEDESGATE, no que a mim diz respeito. Porque quanto mais se mexe na m****, mais mal ela cheira.
Em primeiro lugar, não sou nem nunca fui grande apreciador do Jornal Nacional de sexta-feira da TVI. Não sou nem nunca fui apreciador do jornalismo da Manuela Moura Guedes.
Em segundo lugar, não via com frequência suficiente o dito jornal para ser capaz de emitir um juízo de valor sobre o mesmo. Tenho algumas recordações de passagens mais "quentes" e, quiçá, até um pouco acutilantes. Mas é só.
Em terceiro lugar, apesar de não ser como já disse espectador do Jornal Nacional, sou isso sim, um ferrenho defensor do país onde existem o Jornal Nacional da TVI, o Jornal Avante, o Jornal 24 Horas, outros menos recentes como o Diabo, enfim, até o TeleJornal do Canal 1, que ás vezes sabe só Deus...
E disso não abdico nem permito que alguém o faça por mim e contra a minha vontade.
Em quarto lugar, apesar de ter aqui criticado ("malhado" é o termo), no Partido Socialista e no seu secretário geral que o mereceram pelo seu passado recente coberto de bolores Salazarentos, não acredito sinceramente que estes tenham alguma coisa a ver com esta decisão da Prisa. Não nesta altura do "campeonato" (não quer dizer que atitudes destas sejam admissiveis em qualquer altura). Porque as repercussões desta decisão roçam o "suicídio politico". O PS e o seu secretário geral vão precisar de uns dias de "ventilação assistida" e de umas descargas de um "desfibrilador" e esperar pela melhor das sortes.
Também pode ainda ter acontecido, que a decisão vinda de Espanha (quem nem imagina provavelmente que Portugal atravessa uma época eleitoral) seja a repercussão do ruído do senhor José Sócrates e que tenha chegado, mas tarde e mal.
Certo é, que se é deste PS e do seu secretário geral a responsabilidade desta desta decisão, então meus amigos os "burros" são mesmos eles.
E eu então, mais questão faço ainda em querer contribuir para correr com eles (socialistas, claro).

Fonte: Publico Online; Jamais; 31 da Armada

Sem comentários: