domingo, 27 de setembro de 2009

Entretanto, na Alemanha... (actualização)

Também é dia de eleições legislativas. E, a avaliar pelas primeiras projecções, parece que escolheram o centro-direita. Vá-se lá entender estes gajos...

Merkel reconduzida chanceler, segundo primeiras projecções
Hoje às 17:02

Os eleitores alemães reconduziram, este domingo, a chanceler conservadora Angela Merkel. Segundo as primeiras sondagens, a CDU recolheu 33,5 por cento dos votos, devendo coligar-se com os liberais do FDP, que garantiu cerca de 15 por cento dos sufrágios.
Os eleitores alemães reconduziram, este domingo, como se esperava, a chanceler Angela Merkel, que, segundo as primeiras projecções, deverá dirigir uma coligação de centro-direita.
Segundo estas projecções, a CDU e os seus aliados liberais do FDP conseguiram uma maioria clara de assentos no parlamento com 320 e 324 lugares dos 598 disponíveis.
Ainda de acordo com estes estudos, a CDU terá recolhido 33,5 por cento dos votos, ao passo que o FDP terá conseguido uma votação entre os 14,5 e os 15 por cento.
Por seu lado, o SPD, que governava até agora a Alemanha com a CDU, não foi além dos 22,5 a 23,5 dos votos, o seu pior resultado de sempre.
Por seu lado, o partido Die Linke, de extrema-esquerda, garantiu 13 por cento, enquanto que os Verdes deverão ter conseguido uma votação próxima dos 10,5 por cento dos votos.
Sendo assim, Merkel, de 55 anos, considerada a «mulher mais poderoso do planeta» pelo quarto ano consecutivo pela revista Forbes, continuará como chanceler do país, com uma coligação mais próxima da quilo que pretendia.
As assembleias de voto abriram às 8:00 (7:00) e fecham às 18:00 (17:00).
Cerca de 62,2 milhões de eleitores votaram para eleger o novo parlamento (Bundestag) que escolherá o novo chefe de governo da maior pot~encia europeia.

Sem comentários: