segunda-feira, 20 de julho de 2009

José Sócrates a fazer o que melhor sabe*

3 de Janeiro de 2005:
«O secretário-geral do PS, José Sócrates, admitiu, esta segunda-feira, que poderá mexer nos impostos, se for eleito primeiro-ministro, mas assegurou que não aumentará o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA). Visivelmente irritado com a notícia do Diário de Notícias, que avança que o PS, caso venha a ganhar as eleições, pondera aumentar a taxa máxima do IVA de 19 para 20 por cento, o secretário-geral socialista rejeitou a notícia classificando-a de «falsa». (aqui)

24 de Maio de 2005:
O Governo decide aumentar o IVA para 21 por cento. (aqui)

27 de Março de 2008 (depois de 3 anos a 21%)
Governo decide baixar o IVA para 20% (aqui)

20 de Julho de 2009:
«na última legislatura, o Governo “fez um esforço ao nível dos impostos, baixando em um ponto a taxa máxima do IVA”»

* via Blasfémias

8 comentários:

Nuno disse...

Dá vontade de dizer:
O PS faz falta à democracia portuguesa! Não este, mas o PS que conhecíamos (antes de 2004), com outros dirigentes e, principalmente, com outra cultura democrática.

Mas, confesso (!), só dá vontade... Por mim, o PS podia acabar! Na boa...

Anónimo disse...

O contexto mudou. Surgiram outros factores que levaram a essas tomadas de posição. Se o governo fosse PSD não teria havido este aumento?? Talvez não. Teriam havidos outros.

O Jardim também diz que o comunismo devia ser proibido. Há pessoas pouco inteligentes, mas com mania que são muito espertas...

Rui Moreira disse...

Ok anónimo, o contexto até pode ter mudado. Mas não mudou de 3 de Janeiro de 2005 para 24 de Maio de 2005... E certamente não mudou tanto ao ponto de transformar um aumento de impostos numa descida de impostos.

O problema aqui não é o facto de o IVA ter ido de 19% para 21% e depois para vinte no espaço de uma legislatura. O problema é que o primeiro-ministro diz que nesta legislatura o IVA desceu. É a mentira descarada, não sei se está a ver...

Mas o anónimo, como tantos de nós, já está tão habituado a mentiras que veio para aqui discutir o aumento do IVA como se a questão fosse essa.

Nuno disse...

Como disse aquele Presidente dos Estados Unidos, penso que no Sèc. XIX: "Bem aventuradas as gerações seguintes que nos hão de pagar o déficit!"

Eduardo disse...

Bem, visito este blogue pela 1ª vez, e deixem-me fazer aqui uma reflexão.
Os colaboradores deste blogue não esclarecem, não informam, antes hostilizam.
Todos os anónimos ou externos que cá deixem o contributo/comentário, apanham logo com 2, 3, 4 respostas corrosivas.
Acho engraçado que respondam, mas não com essa agressividade, com esse sentimento de perseguição.
Aposto que grande parte das pessoas que cá deixam o comentário vêm cá ter a partir de links, e não têm nada que ver com as vossa guerras intra e inter partidárias.
Espero que isto contribua de alguma forma para alterar essa postura.
Cumprimentos.

Paulo Novais disse...

Olá Eduardo

Penso que está a ver agressividade onde ela não existe. Pode ver, isso sim, algumas respostas mais duras a também provocações obscenas que aqui aparecem. Mas como o critério neste blogue é o de deixar qualquer pessoa comentar (dentro dos limites da educação e da boa conduta, claro), ficam aqui alguns comentários de "anónimos" não tão assim anónimos e aos quais temos que responder.

Pela minha parte lamento que outros leitores não tão dentro de alguns pontos que aqui se trocam, sintam que existe hostilidade. Mas não é essa a intenção da nossa parte.
Quanto aos esclarecimentos e informações fiquei confuso. Colocou aqui no blogue algum comentário que não tenha sido respondido? Colocou alguma questão que nos tenha passado despercebida?
Se assim foi apenas lhe peço para voltar a repetir que de certeza será esclarecido.
Também lhe peço que não fique com a impressão de existirem perseguições. Tal não corresponde ao que aqui se passa.
Realmente existe neste blogue, aliás como em muitos outros, uma componente com alguma carga politica e que dá aso a esta troca de comentários que lhe possa parecer outra coisa, mas que na realidade fazem parte desta mesma componente. Não escondemos as nossas preferências e/ou simpatias politicas.
Mas acredito, como aliás já referiu aqui o Rui Moreira, que a tendência será que o tema "Braga" e tudo o que à nossa cidade diz respeito tenha tendência a capitalizar a atenção deste blogue.
Agora, caro Eduardo, nós temos todos uma orientação politica e sempre exercemos (uns mais, outros menos) essa capacidade. Não estranhe por isso que exista sempre aqui, umas vezes mais, outras menos, uma tendência de critica em relação aquela que é a nossa oposição politica directa.

Eu também sou um leitor atento de outros blogues, quer através de links ou de preferências pessoais, e leio muitos de esquerda onde, se não separar a minha simpatia politica, então sim, sinto-me hostilizado e perseguido com o que leio.
É inevitável meu caro Eduardo. De qualquer agradecemos as suas visitas. Coloque os seus comentários aos nossos post, sugira, coloque também os seus pontos. Talvez assim, diversificando se sinta aqui melhor.
Abraço

Rui Moreira disse...

Caro Eduardo:

A sua opinião é válida. É verdade que neste blogue os comentários levam resposta. No entanto lamento discordar de si quando se refere a uma suposta agressividade da resposta. A gente fomenta o debate, só. Se o comentário é mais corrosivo, a resposta levará isso em consideração. Mas, se já leu o Provedor do leitor ou se for passando os olhos com alguma atenção à caixa de comentários do Rua do Souto, verá que há por lá muitos elogios, muitas concordâncias e, sobretudo, muito diálogo. A vida de um blogue também se faz desta interacção, que me parece saudável.

Um abraço, volte sempre... e comente quando quiser, em princípio nós respondemos :)

Rui Moreira disse...

E agora deixe-me só fazer este comentário, para garantir o 4-4 para a equipa da casa* :)

* embora o perfil do Nuno o refira como "jogador" da equipa da casa, a verdade é que ele só passa pela caixa de comentários, nunca postou aqui. É mais ou menos como o ponta de lança que o meu sporting quer ter (todos os dias aparecem a falar sobre isso), mas não está a conseguir contratar. É isso: O Nuno é o Caicedo do Rua do Souto :)

Acho que ainda faço o 5-4 :)